Cursos Pré-Vestibulares

A UFSCar, em consonância com sua política de democratização do acesso à Universidade e por meio de projetos de extensão vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), atualmente mantém quatro cursos preparatórios para os vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas cidades onde a Universidade está estabelecida, nos campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

Todos são dirigidos a jovens e adultos que tenham frequentado escola pública e estejam submetidos a condições socioeconômicas que dificultem o acesso ao Ensino Superior público e impossibilitem a frequência a cursos pré-vestibulares da inciativa privada. Priorizam estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio (da educação regular ou Ensino Técnico ou EJA de nível médio) ou estejam frequentando o último ano dessas modalidades de ensino.

Além de objetivarem criar melhores condições para que seus estudantes tenham acesso ao Ensino Superior público, sendo bem sucedidos no ENEM e em outros vestibulares, objetivam proporcionar um processo educativo que possibilite inserção social cidadã, crítica e, portanto, a superação dos mais diferentes tipos de discriminações e desigualdades presentes em nossa sociedade.

Os quatro cursos têm funcionamento independente e apresentam diferenças em relação: à grade curricular (às disciplinas do curso); ao número de vagas; ao número aulas por semana, dias e horários das aulas; e ao início e término do ano letivo.

Todos realizam, anual e separadamente, processos seletivos para candidatos(as) da comunidade das cidades onde se localizam e cidades vizinhas. O processo seletivo, em todos os casos, envolve avaliação socioeconômica e, em alguns casos, avaliação de conhecimentos gerais e habilidades, por meio de prova.

As datas dos processos seletivos e de início das aulas são definidas anualmente e separadamente em cada um dos cursos, em função das particularidades de cada um.

Veja as formas de contato e acesso a informações para cada um dos cursos e veja qual se localiza em sua cidade ou próximo à sua cidade:

Curso Pré-Vestibular da UFSCar – São Carlos (Cursinho UFSCar/São Carlos), criado em 1999. É coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.
Site: www.cursinho.ufscar.br
Facebook: www.facebook.com/CPVUFSCar
E-mail: cursinho.saocarlos@ufscar.br ou cursinho.ufscar@gmail.com
Tel.: (16) 3351-8906 ou (16) 3351-8433

Curso Pré-Vestibular Educação e Cidadania – Sorocaba, criado em 2009. É coordenado pelo Prof. Dr. Gilberto Cunha Franca.
Site: www.cursinhoeducacaoecidadania.blogspot.com.br
Facebook: www.facebook.com/CursinhoUFSCarSorocabaCEC
E-mail: ufscar.cursinho@gmail.com

Curso Pré-Universitário Popular UFSCurso – Araras, criado em 2011. É coordenado pela Prof.ª Dr.ª Tathiane Milaré e pela Prof.ª M.ª Samantha Camargo Daroque.
Site: www.ufscurso-cca.com.br
E-mail: ufscurso@gmail.com
Tel.: (19) 3543-7603

Cursinho Popular "Carolina Maria de Jesus" de Campina do Monte Alegre – Lagoa do Sino, criado em 2016. É coordenado pelo Prof. Dr. Iuri Emmanuel de Paula Ferreira.
Facebook: https://www.facebook.com/cursinhopopularcarolinamariadejesus
E-mail: cursinho.carolina@gmail.com