17/05/2018
Palestra - Queermuseu: A criminalização da arte e a democracia no Brasil
O curador da exposição "Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira", Gaudêncio Fidelis, apresenta palestra sobre a mostra e o cenário recente das artes no País, localizando o debate no contexto da democracia brasileira. Fidélis também irá falar sobre a censura e o fechamento da exposição pelo Santander Cultural em setembro de 2017, a criminalização da arte e a reabertura da exposição no Rio de Janeiro. O evento terá apresentação de Thara Wells, ativista e coordenadora da Associação Transgêneros de Sorocaba (ATS), e participação de Fina Tranquilin, professora da Universidade de Sorocaba (Uniso) e pesquisadora do Grupo "Juvenália - Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo", da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo; e Viviane Melo de Mendonça, professora do DCHE-So e coordenadora do NEGDS/UFSCar. Após a palestra, haverá discussão sobre direitos humanos, gênero e sexualidade. A atividade pretende atingir principalmente artistas, educadores, ativistas dos direitos humanos e curadores, e também os demais interessados na temática. O evento é aberto ao público, gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.
Local: Núcleo ETC da UFSCar (Rua Maria Cinto de Biaggi, 130, Santa Rosália, em Sorocaba)
Horário: 19:00
Realização: Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NEGDS) do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) do Campus Sorocaba da UFSCar