De 13/08/2018 a 17/08/2018
XIV Semana da Física - Ciência e responsabilidade social: a Física aos olhos de Stephen Hawking
Evento terá palestras, mesas-redondas, minicursos e atividades culturais, dentre outras. A inspiração é a visão de disseminação da Ciência de Stephen Hawking, falecido em março deste ano, o que resultou em uma programação que busca não só a formação profissional, mas também a formação humana e cultural de estudantes de graduação e pós-graduação em Física e áreas afins e, além disso, de estudantes do Ensino Médio e quaisquer outras pessoas interessadas. Um destaque é a participação de Mário Novello, Pesquisador Emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), onde, em 1976, criou o grupo de Cosmologia e Gravitação, inaugurando assim o estudo sistemático de Cosmologia no Brasil. A programação completa está no site da Semana, onde também estão as instruções para inscrições, gratuitas. Escolas de Ensino Médio que queiram inscrever seus alunos devem manifestar interesse até 27 de julho. Para os demais participantes, o prazo de inscrições vai até 9 de agosto. A SeFis foi criada em 2005 e, desde então, vem sendo realizada ininterruptamente por estudantes de graduação e pós-graduação em Física da UFSCar, com a participação de docentes e apoio do Departamento de Física (DF).
Local: Campus São Carlos da UFSCar (vários locais)
Realização: Departamento de Física (DF) da UFSCar
Apoio: https://sefis.df.ufscar.br/