14/11/2018
Quartas Sociológicas - Os homens-cangurus dos canaviais alagoanos: um estudo sobre trabalho e saúde
O encontro será conduzido pelo professor Lúcio Vasconcellos de Verçoza, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O intuito é promover o debate acerca da ligação entre o adoecimento e o trabalho do corte da cana, mostrando a existência de relação direta entre as tarefas nos canaviais e o esgotamento prematuro das energias físicas e espirituais dos trabalhadores. O tema foi abordado por Verçosa em sua tese de doutorado que foi publicada em livro homônimo à palestra. A pesquisa recebeu o prêmio Maria de Nazareth Baudel Wanderley, de melhor tese sobre os fenômenos relacionados ao mundo rural brasileiro, da Rede de Estudos Rurais, em 2016. A obra é uma publicação da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e com a Rede de Estudos Rurais. A palestra é gratuita, aberta a todas as pessoas interessadas, sem necessidade de inscrição prévia.
Local: Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar
Horário: 10:00
Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e Departamento de Sociologia (DS), ambos da UFSCar
Apoio: www.ppgs.ufscar.br