27/03/2019
Quartas Sociológicas - Economia de língua russa no exterior como mecanismo de adaptação de migrantes da Rússia
Dando início à programação de 2019 das Quartas Sociológicas - série de palestras promovidas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e pelo Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) -, será realizada a conferência "Economia de língua russa no exterior como mecanismo de adaptação de migrantes da Rússia: uma armadilha ou trampolim para a integração na sociedade de acolhimento?". A atividade será conduzida por Sergei Ryazantsev, professor e Chefe do Departamento da Política Demográfica e Migratória da Universidade das Relações Internacionais de Moscou e Diretor do Instituto de Pesquisas Sociopolíticas da Academia de Ciências da Rússia. Durante a palestra, Ryazantsev pretende conceituar e confirmar a existência da "economia de língua russa no exterior", a partir de três casos específicos: Brighton Beach, em Nova Iorque, nos Estados Unidos; Pattaya e Phuket, na Tailândia; e Nachang e Vungtau, no Vietnã. Com estes exemplos, Ryazantsev buscará sistematizar os padrões de integração dos migrantes russófonos nos países de acolhimento por meio dos canais da "economia de língua russa", bem como demonstrar que a existência desse sistema econômico estimula a migração da Rússia e de outros países da antiga União Soviética. A visita do professor tem, também, o objetivo de firmar parcerias com pesquisadores brasileiros para futuras pesquisas na área das migrações internacionais e promover uma aproximação institucional entre a UFSCar e a universidade russa a qual pertence. A atividade é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas, sem necessidade de inscrição prévia.
Local: Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar
Horário: 10:00
Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e Departamento de Sociologia (DS), ambos da UFSCar
Apoio: www.ppgs.ufscar.br