27/03/2019
Aula Magna do PPGIS - Fábula ou Mitt hen är Copacabana de Arne Sucksdorff: o Rio de Janeiro visto da sua Babilônia
O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da UFSCar realiza a Aula Magna de 2019, com a participação de Esther Hamburger, professora da Universidade de São Paulo (USP) e atual Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da USP. Ela irá ministrar a palestra "Fábula ou Mitt hen är Copacabana de Arne Sucksdorff: o Rio de Janeiro visto da sua Babilônia". Em "Fábula, Moro em Copacabana" ou "Uma Fábula em Copacabana", filme que Arne Sucksdorff fez no Brasil em 1965, o Rio de Janeiro aparece visto de cima. A geografia social invertida da Cidade Maravilhosa não afugenta, ao contrário, atrai o cineasta estrangeiro, que oferece uma visão não idealizada da vida no famoso bairro carioca. O filme descreve a circulação de meninos entre o morro da Babilônia, em um extremo da praia, e o Posto 6, no outro extremo, mapeando o movimento de um bairro que sintetiza as contradições sociais brasileiras. A partir da análise do filme e de materiais de arquivo da Cinemateca Francesa, do Instituto Britânico do Filme e do Instituto Sueco do Filme, em sua apresentação Hamburger enfocará aspectos como: a potência da forma de enquadrar a cidade, pessoas e animais; a comparação com outros filmes no mesmo local; as ambiguidades entre a ficção e o documentário; entre o clássico e o moderno; entre o nacional e o estrangeiro; as diferenças entre as versões brasileira e sueca do mesmo filme; a visita e a recepção do filme no local em que foi filmado cinquenta anos antes; entre outros. A Aula Magna é aberta ao público.
Local: Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), localizado no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar
Realização: Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS)
Apoio: https://bit.ly/2HF7rv1