21/05/2019
Palestra - Canção popular e cinema: o caso dos musicais cinematográficos latino-americanos
A palestra será proferida por Guilherme Maia, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele irá abordar os resultados do projeto de pesquisa "O cinema musical na América Latina: ficção, documentários e novos formatos", financiado pela Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O estudo detectou que ao longo das três primeiras décadas do cinema sonoro, especialmente em países como Argentina (películas tangueras), México (comédias rancheiras e melodramas cabareteros) e Brasil (chanchadas), o musical foi um dos gêneros mais explorados pela indústria cinematográfica na América Latina. Na ocasião, também será apresentado o livro coletivo "O cinema musical na América Latina: aproximações contemporâneas", organizado pelo palestrante e por Lauro Zavala, da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM) do México. A palestra é gratuita, aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia.
Local: Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar
Horário: 15:00
Realização: Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) e o Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual na América Latina: Economia e Estética, ambos da UFSCar