14/08/2019
Conferência - Ceticismo e idealismo: Fichte, Hegel e Schopenhauer e suas leituras de Schulze
A conferência será proferida por Eduardo Brandão, docente do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião, Brandão discutirá as relações das filosofias de Johann Fichte, Georg Hegel e Arthur Schopenhauer com o ceticismo e, em particular, com o ceticismo de Gottlob Schulze, filósofo que notadamente influenciou tais autores. A ideia é refletir sobre qual é o papel que o desafio cético, lançando neste caso por Schulze, desempenha na constituição de cada um dos sistemas filosóficos da doutrina da Ciência, da dialética e da Filosofia schopenhaueriana da vontade e, em consequência, qual é a concepção de verdade que emerge nesse embate com o ceticismo. O encontro é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia.
Local: Auditório do Departamento de Filosofia (DFil), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar
Horário: 10:00
Realização: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) e professor Francisco Prata Gaspar, do Departamento de Filosofia (DFil) da UFSCar
Apoio: http://bit.ly/2M6ru7J