22/08/2019
Palestra - Além do fio de Ariadne: retraçando, traduzindo e articulando múltiplas perspectivas de mercados
A UFSCar recebe o sociológo André Vereta-Nahoum, docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador associado ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e ao Núcleo de Estudos em Cultura e Economia (Nucec) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na palestra, o pesquisador partirá da constatação de que as múltiplas perspectivas sociológicas sobre mercados convergem na procura de uma compreensão dessas arenas de trocas enquanto uma rede de práticas e instrumentos, documentos e traduções. Apresentará, sobre esse pano pano de fundo, a argumentação de que mais que construções sociais ou sociotécnicas ordenadas e coerentes, existem múltiplas perspectivas para os mercados concretos (reais e virtuais), que atribuem diferentes usos e sentidos, operando por meio de fendas e rupturas, tanto quanto por meio dos seus agenciamentos. Vereta-Nahoum discutirá essa coexistência de múltiplas perspectivas envolvendo as efetuações de mercados utilizando evidência etnográfica de um vasto mercado popular de roupas de baixo custo no centro da cidade de São Paulo, a Feira da Madrugada.
Local: Sala 2 do Departamento de Engenharia de Produção (DEP), na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar
Horário: 14:00
Realização: Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (Nesefi) do DEP , em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP)
Apoio: www.nesefi.dep.ufscar.br