16/09/2021
Seminário Internacional "Atualidade e Urgência da Pedagogia do Oprimido"

Celebrando o centenário do Patrono da Educação Brasileira, o educador Paulo Freire, nascido em 1921, o Departamento de Educação (DEd) da UFSCar realiza, com apoio de diversas entidades nacionais e internacionais, o Seminário Internacional "Atualidade e Urgência da Pedagogia do Oprimido". A programação conta com os expositores José Renato Polli, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), que apresenta o tema "Desconstruindo o lugar-comum sobre Paulo Freire por uma educação humanizadora e como direito", e Nilo Agostini, professor colaborador da Faculdade de Teologia de Santa Catarina e pós-doutor pela UFSCar, com o tema "Paulo Freire e os demitidos da vida: o despertar crítico e ético pela conscientização". O evento tem como debatedores Kelli Mafort, pedagoga, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e representante da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), e Artieres Estevão Romeiro, doutor em Educação pela UFSCar e professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), do Equador, com mediação do professor João Virgílio Tagliavini.
O Seminário é destinado a educadores, professores e estudiosos de Paulo Freire e demais interessados na temática. A transmissão ocorre pelo YouTube. Não é preciso fazer inscrição prévia. Os participantes receberão certificado. Confira a programação no cartaz do evento

Local: YouTube
Realização: Departamento de Educação (DEd) da UFSCar