De 20/10/2021 a 22/10/2021
Simpósio - "Capitalismo e Educação no Campo em Tempos Pandêmicos"

Pesquisadores, profissionais, estudantes e movimentos sociais estarão reunidos, de forma remota, para participar de mesas temáticas transmitidas pelo Youtube. Serão abordados o capitalismo e a educação; o direito à educação; e como a pandemia atingiu o setor. Professores convidados das Universidades Federais do Tocantins, da Paraíba, da Bahia e do Espírito Santo, além de docentes das Universidades Estaduais de Campinas e do Rio de Janeiro já confirmaram presença.
A programação ainda conta com apresentações de pesquisas sobre o ensino remoto emergencial com tecnologias digitais na educação no campo; políticas educacionais, desigualdade social e exclusão digital; a intensificação e precarização do trabalho pedagógico nas escolas da área rural; e movimentos sociais e de educação, que têm exercido um papel ativo para garantir a oferta e a permanência da população do campo na educação escolar durante a pandemia e promovido ações na luta contra as situações de vulnerabilidade.
Serão abordados ainda temas como as condições de uso da internet nas escolas e o processo de inclusão dos filhos dos trabalhadores do campo; as metodologias usadas no ensino remoto levando em conta a atual situação social, política e econômica do Brasil; e a promoção de práticas para combater o desmonte das escolas do campo. O trabalho do professor, questões relacionadas à infraestrutura, as relações do educador, os impactos na saúde, os desafios e as novas demandas, assim como a necessidade de novas formações também serão discutidas.

Local: Canal do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC) da UFSCar no YouTube
Realização: UFSCar, UFU, UEMS, UEG, UENP e IFMA.
Apoio: FAI.UFSCar
Mais informações:

www.educacaocampo.faiufscar.com e pelo e-mail simposioedcampo@gmail.com