De 01/12/2021 a 02/12/2021
Seminário - Crianças, Infâncias e Educação Infantil do Campo: diversidades e conexões

O interesse pelas crianças pequenas do campo no que diz respeito às suas culturas, seus modos de vida e, sobretudo, seu direito à Educação Infantil é fruto da constatação, por meio de pesquisas, de que essas crianças, no Brasil, acumulam diversas violações de direitos, seja pela falta de acesso pleno a creches e pré-escolas próximas às suas comunidades e que respeitem as peculiaridades da educação de bebês e crianças pequenas, seja porque as propostas pedagógicas, em geral, não respeitam seus pertencimentos culturais. O Seminário internacional Brasil - França é gratuito e contará com a presença de pesquisadores dos dois países; haverá tradução subsequente do português para o francês e do francês para o português e em Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições são online, gratuitas e podem ser feitas até o dia 1º/12 ou até o preenchimento das vagas. Haverá certificação. A programação completa e inscrições estão disponíveis aqui.

Local: Online, pelo canal do Centro de Humanidades (CH) da UFCG no YouTube (bit.ly/assessoriach)
Horário: 09:00
Realização: Universidades públicas brasileiras - estadual de Santa Cruz (UESC) e federais de Campina Grande (UFCG), Paraná e São Carlos (UFSCar) - e universidades e centros de pesquisa franceses. Na UFSCar, a organização é realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) e Núcleo de Educação e Estudos da Infância, da UFSCar-Sorocaba.
Apoio: Consulado da França no Recife - Brasil
Mais informações: