Mariana Pezzo - Publicado em 05-09-2017 17:00
Livro aborda práticas educativas com crianças em diferentes espaços
Pesquisas olham para crianças e educadores, em espaços escolares e não escolares. Imagem: Reprodução
O livro "Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas", organizado por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, está sendo lançado pela editora CRV, reunindo pesquisas realizadas no PPGE. O grupo organizador é formado por Aline Sommerhalder, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP); Fernando Donizete Alves, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH); e Ilza Zenker Leme Joly, docente aposentada do Departamento de Artes e Comunicação (DAC).

A coletânea de pesquisas realizadas no PPGE - na linha de pesquisa "Práticas sociais e processos educativos" - abrange temáticas variadas que, juntas, revelam a riqueza de processos educativos construídos em diferentes espaços sociais, escolares e não escolares. Dentre os espaços não escolares estão, por exemplo, o programa Curumim, do Sesc, e até mesmo um ônibus escolar rural, dentre vários outros. Os primeiros capítulos trazem pesquisas com foco nas crianças e, depois, a atenção volta-se à formação dos educadores. Comum entre eles é o destaque à importância das experiências de vida e de formação retratadas na constituição dos seres humanos envolvidos, crianças e adultos, bem como as metodologias dialógicas empregadas nas pesquisas.

A obra já pode ser adquirida no site da editora CRV. Mais informações sobre a linha de pesquisa e o programa de pós-graduação como um todo podem ser obtidas no site do PPGE.