Fabricio Mazocco - Publicado em 06-09-2017 13:00
Livro da EdUFSCar aborda o monumento em homenagem a Duque de Caxias
Capa do livro lançado pela EdUFSCar. Imagem: Reprodução
Quem percorre o centro da cidade de São Paulo, na Praça Princesa Isabel, em Campos Elíseos, depara-se com a imagem de um cavaleiro com o braço direito levantado e portando uma espada. O pedestal que o sustenta ao alto expõe figuras em alto-relevo, revelando episódios e fatos históricos. Esse monumento é tema do livro "Tradição, Nacionalismo e Modernidade - o Monumento Duque de Caxias", de autoria de Ana Carolina Fróes Ribeiro Lopes e publicado pela EdUFSCar.

A obra trata do monumento Duque de Caxias, criado por Victor Brecheret, escultor modernista. A análise da autora, que é arquiteta urbanista, baseou-se na literatura relacionada ao tema, em iconografia, documentos inéditos sobre o projeto e a execução do monumento. A pesquisa discute como a concepção, a execução e a implantação desse monumento, bem como sua "opacidade" no contexto urbano atual foram influenciados pela metropolização e modernização da cidade de São Paulo, pelos processos de "invenção de tradições" e de busca de identidade e pelas oscilações político-ideológicas durante a primeira metade do século XX. "Nesse livro, o monumento Duque de Caxias foi problematizado a partir da constatação de sua atual opacidade, em contraste ao evidente valor atribuído à obra na sua gênese", explica a autora na Introdução do livro.

O livro é divido em cinco capítulos: "Metropolização, modernização e invenção de tradição em São Paulo"; "A gênese do monumento a Caxias"; "O Concurso para o monumento a Caxias"; "'Itororó A', o projeto apresentado por Victor Brecheret"; e "A polêmica da localização do monumento". "As múltiplas dimensões do tema são exploradas com propriedade nesta pesquisa, que nos remete ao processo de construção - e reconstrução - dos mitos e símbolos pelos quais se pretende que uma sociedade se reconheça a si mesma", escreveu no prefácio Maria Lucia Bressan Pinheiro, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP). Mais informações podem ser obtidas no site da EdUFSCar.