Mariana Pezzo - Publicado em 06-09-2017 17:00
Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia começa dia 11
 XIII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar. Foto: Divulgação.
Começa no dia 11 de setembro e vai até a sexta-feira, dia 15, o XIII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, que terá apresentação de trabalhos de estudantes de pós-graduação da própria UFSCar e de outras universidades brasileiras, minicurso e palestras. Todas as atividades acontecem nas dependências do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (DFMC), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.

Ao longo do dia, serão realizadas as apresentações de trabalhos. Para propiciar um debate mais qualificado, o evento adota um formato no qual todas as pessoas que apresentam trabalhos são também debatedoras e, para que essa dinâmica funcione, cada apresentador recebe com antecedência um texto integral de outro autor, para que formule questões a serem debatidas no Seminário.

Além dessas apresentações e do minicurso, de segunda a quinta acontecem as palestras, sempre às 19 horas. No dia 11/9, Wolfgang Leo Maar, Professor Titular da UFSCar, fala sobre Filosofia e Política. Na terça, dia 12/9, Alexandrina Paiva da Rocha, doutoranda na Universidade de São Paulo (USP), aborda "O modelo grego de filosofia política no pensamento de Hannah Arendt". No dia 13/9, o tema é "J. S. Mill e as origens da filosofia analítica", com Lúcio Lourenço Prado, docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Marília). E, na quinta (14/9), a programação termina com a palestra "A evolução do leibnizianismo e o problema kantiano da coisa em si", conduzida por Oliver Tolle, docente da USP.

A programação completa pode ser conferida no site do evento.