Rogério Gianlorenzo - Publicado em 11-09-2017 13:00
UFSCar abre nova turma de curso online sobre tecnologias educacionais
O avanço tecnológico exige a constante atualização dos educadores. FFoto: FAI-UFSCar
A UFSCar está com inscrições abertas para a terceira turma do curso "Tecnologias Educacionais: Aplicações e Possibilidades", oferecido inteiramente a distância, sob a coordenação do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Campus Araras da Instituição.

"No mundo contemporâneo é fundamental desenvolvermos métodos e técnicas que estimulem o interesse dos alunos durante os processos de ensino-aprendizagem", defende Estéfano Vizconde Veraszto, professor do DCNME-Ar e responsável pelo curso. Para o pesquisador, os jovens têm acesso a diversas tecnologias fora da sala de aula, "enquanto isso, a escola ainda apresenta uma estrutura do século XX pouco atrativa para os estudantes", afirma ele.

Nesse cenário, o curso foi desenvolvido para contextualizar o uso de recursos tecnológicos em diversos espaços educacionais, buscando transformar o ensinar e o aprender em momentos mais significativos às crianças e aos jovens. "Privilegiamos os espaços formais de educação, mas sem nos esquecer dos espaços informais de formação tão presentes hoje em dia", explica Veraszto. As disciplinas tratam dos fundamentos da tecnologia educacional e apresentam os recursos disponíveis atualmente, como aprendizagem em ambiente mobile, assistentes virtuais e o papel das redes sociais na educação. "Vamos entender como utilizá-los no aprendizado e na formação cidadã", detalha o docente.

Alunos das turmas anteriores do curso aprovam a proposta. Para o supervisor educacional, Geraldo Sant'Anna, o curso amplia o horizonte da sala de aula. "O antes suficiente - aula expositiva, lousa e giz - já não possibilita ao aluno receber a informação; essa formação nos permite ir além", garante ele. Silvana Camolesi, professora de Matemática, destaca a qualidade do material didático: "Gostei do material, os vídeos me ajudaram a aperfeiçoar os conteúdos que trabalho em sala".

As aulas, que serão apenas pela Internet, começam no dia 25 de setembro. A carga horária total é de 220 horas e as vagas são limitadas. Os interessados em participar devem fazer suas inscrições pelo site www.tecnologiasedu2017.faiufscar.com.