Notícia

Mariana Pezzo - Publicado em 02-10-2017 16:00
Poemas de docente da UFSCar integram lançamento de editora em Portugal
Título da antologia remete à condição de deslocamento presente na obra do autor. Imagem: Reprodução.
Título da antologia remete à condição de deslocamento presente na obra do autor. Imagem: Reprodução.
Durante este mês de outubro, o cenário literário e editorial em Língua Portuguesa terá uma novidade importante: o lançamento da editora Oca na Feira do Livro de Frankfurt - maior evento mundial do setor editorial -, que acontece de 11 a 15 de outubro. E a UFSCar terá a sua participação nessa história, com a inclusão de um livro de Wilson Alves-Bezerra, docente do Departamento de Letras (DL) da Instituição, entre as obras que marcarão o lançamento da editora criada pelos brasileiros Raquel Menezes e Sergio Cohn para divulgar a literatura e a cultura brasileiras em Portugal.

Depois de Frankfurt, a Oca fará o lançamento de seus primeiros livros em Portugal - no Festival de Óbidos, em uma livraria de Lisboa e em um sarau na cidade de Portimão -, quatro antologias de poetas brasileiros, dentre eles Alves-Bezerra. A antologia - intitulada "Exílio aos olhos, exílio às línguas" - reunirá poemas publicados nos livros "Vertigens", de 2015 (premiado na 58ª edição do prêmio Jabuti, na Escolha do Leitor, categoria Poesia), e "O Pau do Brasil", de 2016, além do inédito "Malangue Malanga", poema que virou livro a ser lançado em 2018, misturando Português, Espanhol e Inglês. "Reunir os poemas nessa coletânea evidencia uma condição de deslocamento que tem sido comum à minha obra. Nos poemas inéditos de Malangue Malanga, o exílio torna-se uma presença incontornável, a ponto de afetar a palavra, a língua, as imagens", revela o autor. "O Brasil anda em um momento delicado, tanto política quanto culturalmente. Os poemas precisam de leitores!", também registra Alves-Bezerra, sobre a publicação em Portugal.

Além das antologias, a Oca também está preparando livros de ensaios, como a obra que celebrará os 50 anos da Tropicália e a coleção "Tembetá", que reunirá vozes e visões de pensadores do movimento indígena, como Kaká Werá, Álvaro Tukano, Ailton Krenak e Daniel Munduruku. Mais informações sobre a nova editora podem ser conferidas na matéria publicada no site especializado Publish News.