Fabricio Mazocco - Publicado em 10-10-2017 13:00
Comunidade da Colômbia é tema de exposição fotográfica na BCo
Exposição fotográfica pode ser visitada no saguão da BCo. Foto: Christian Savi/CCS-UFSCar.
A Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar apresenta até o dia 31 de outubro a exposição fotográfica "Majaná: los niños de Palenque", produzida por Guga Carnicel e Gustavo Campos, estudantes da Universidade de São Paulo (USP). As fotos foram feitas durante viagem dos estudantes à Colômbia.

Palenque de San Basilio, ou simplesmente Palenque, é um povoado localizado a aproximadamente 50 km ao sul de Cartagena, o principal porto de entrada de mão de obra escrava na Colômbia colonial. Fundado por escravos africanos trazidos à região no final do século XVI, Palenque foi um dos numerosos quilombos existentes no período colonial e se destaca por ter sido um dos primeiros a se libertarem na América.

"Durante nossa passagem por Palenque, a alegria com que fomos recebidos pelos pequenos nos deixou sensibilizados. No início, quando planejamos a viagem, não tínhamos em mente que eles seriam os protagonistas dessa mostra", explicam os autores das fotos. Assim, da Língua Palenquera surge o nome da exposição - Majaná -, cujo significado faz referência aos "niños" de Palenque.

A exposição, gratuita e aberta ao público, pode ser visitada no saguão da BCo, na área Norte do Campus São Carlos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas. Mais informações podem ser obtidas no Portal da BCo ou com o Departamento de Ação Cultural (DeAC) pelo e-mail acaocultural.bco@ufscar.br.