Mariana Pezzo - Publicado em 08-11-2017 16:00
Lagoa do Sino participa de programa do MEC para desenvolvimento regional
Representantes da UFSCar e de outras instituições (Foto: Tiago Santi - SeCS-LS/CCS/UFSCar)
No dia 30 de outubro, foi realizada em Capão Bonito (SP) reunião de planejamento para a implantação, na região Sudoeste Paulista, de piloto do programa Centro de Desenvolvimento Regional (CDR), lançado há poucos meses pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados. Representantes do Campus Lagoa do Sino da UFSCar estiveram presentes ao encontro, que aconteceu na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Capão Bonito.

A criação de CDRs em instituições de Educação Superior e pesquisa tem o objetivo de articular atores como governos, as universidades, associações de diferentes naturezas e empresários. A proposta nasceu de estudo do Cedes sobre instituições de Ensino Superior e o desenvolvimento regional, relatado pelo deputado Vitor Lippi (PSDB-SP). Os CDRs deverão ser capazes de articular atores relevantes e tomadores de decisão em prol do aumento da competitividade e da sustentabilidade das estruturas sociais e econômicas regionais, da melhor apropriação social dos esforços de formação de pessoas e de resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento e da melhoria de qualidade de vida das populações.

Representando a UFSCar, participaram da reunião em Capão Bonito Rafael Henriques Longaresi, Diretor do Campus Lagoa do Sino; Alberto Luciano Carmassi, Vice-Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN); Gustavo Fonseca de Almeida, docente do CCN; Reginaldo Luiz Ballerini e Tiago Santi, servidores técnico-administrativos atuantes no Campus Lagoa do Sino. Participaram também Vitor Lippi; Fabio de Mello, representando o CGEE; e o Prefeito de Capão Bonito, Marco Antônio Citadini. Estiveram presentes outros representantes, da iniciativa privada de Capão Bonito; da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo; da Universidade Estadual Paulista (Unesp); da Fatec; da Escola Técnica Estadual (Etec); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); da Universidade Aberta do Brasil (UAB); do Serviço Social da Indústria (SESI); do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e das prefeituras municipais de Itapeva, Itapetininga e Capão Bonito.

A próxima reunião será realizada em 20 de novembro, no Campus Lagoa do Sino da UFSCar.