Gisele Bicaletto - Publicado em 20-12-2017 13:00
HU-UFSCar inaugura ala que amplia capacidade de atendimentos à população
Autoridades presentes na inauguração do Bloco C do HU (Foto: Gabrielli Turman CCS/UFSCar)
Nesta terça-feira, dia 19 de dezembro, o Hospital Universitário "Prof. Dr. Horácio Carlos Paneppucci" (HU) da UFSCar realizou solenidade de inauguração de novos leitos e de toda a infraestrutura construída no Bloco C do Hospital. Os novos leitos, destinados à internação de adultos e crianças, saúde mental e isolamento, e os outros espaços ampliam significativamente a capacidade de internação do Hospital.

Para a Superintendente do HU, Ângela Merice de Oliveira Leal, esse momento é histórico para o Hospital, para a UFSCar e para São Carlos. "Essa ampliação é fundamental para a cidade, que tem um deficit de leitos, e para a Universidade, por se caracterizar como um cenário de prática para os nossos alunos. Assim, além de mais atendimentos, entregaremos para a sociedade profissionais competentes, com excelência na formação", afirmou Leal, durante a inauguração. Caco Colenci, Secretário Municipal de Saúde de São Carlos, apontou para a importância da relação estabelecida entre a Rede de Atenção à Saúde da cidade e o HU, que está se tornando um equipamento de ponta em São Carlos e região. "O HU também é uma prova concreta da prática eficiente do ensino, da pesquisa e da extensão em prol da população. Além disso, aqui temos uma prova de que o dinheiro público bem aplicado é revertido em prol da sociedade", complementou ele.

Giuliano Cardinalli, Vice-Prefeito de São Carlos, representando o Prefeito Airton Garcia, destacou o empenho de todos os envolvidos na ampliação do Hospital e afirmou: "É um privilégio não só para a área da Saúde, mas também para a Educação em nossa cidade poder contar com essa estrutura". Já Kleber Morais, Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HU, disse - durante a solenidade -  que a meta sempre foi ampliar o número de leitos e que tudo foi cumprido dentro do planejamento, triplicando a oferta de leitos do HU para São Carlos. "O objetivo, agora, é termos um hospital de médio porte, com cerca de 240 leitos", afirmou o Presidente da Ebserh. Para tanto, segundo ele, por meio de tratativas com o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, já estão garantidos novos recursos na ordem de R$ 24 milhões. "Com esse recurso, somado a outras fontes, tenho certeza que concluiremos a obra do HU-UFSCar", garantiu Morais.

Para a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, essa ampliação do HU também sempre foi uma meta da sua gestão, iniciada há pouco mais de um ano. "Essa ampliação do Hospital dará um apoio importante para as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas junto aos alunos da área da Saúde da UFSCar, além de oferecer um equipamento de qualidade para o atendimento à população da nossa cidade", afirmou Hoffmann, destacando a parceria positiva com a Prefeitura e o envolvimento de toda a equipe do Hospital nessa importante conquista.

Além do aumento de 33 leitos para internação (eram 21 e agora são 54) e mais 12 para retaguarda, foram inaugurados também posto de enfermagem, sala de preparo de medicação, sala de prescrição, atendimento multiprofissional, sala de procedimentos, sala de reabilitação, brinquedoteca, sala de convivência, copa de distribuição de dietas, rouparia, sala de utilidades, depósito de material de limpeza e sanitários. Os novos leitos e as demais estruturas já estão sendo utilizados desde o início de outubro para atendimento aos pacientes. Dos novos leitos, oito são dedicados ao atendimento em saúde mental, o que torna o HU-UFSCar uma referência regional nesse tipo de cuidado. "Era uma demanda da nossa cidade e da região, já que temos um número baixo de leitos nessa especialidade", disse a Superintendente do HU.

Todos os novos espaços estão abrigados no prédio do Bloco C do Hospital e, para atender a legislação vigente, foram feitas adequações na rede elétrica, cabeamento de dados e telefonia e rede hidráulica quente e fria. A obra durou 357 dias, totalizando em 1.881,58 m² de área construída. O valor da obra foi de cerca de R$ 4,9 milhões com recursos provenientes de convênio com o Fundo Nacional de Saúde.

Para 2018, o Hospital vai ganhar um centro de endoscopia, que deve ser finalizado em breve, 12 salas de consultas ambulatoriais, além de novas obras na infraestrutura, para viabilizar o crescimento. E, com a chegada dos novos recursos, o objetivo é inaugurar quatro salas de cirurgia e 10 leitos de UTI.

Confira a matéria de cobertura da solenidade de inauguração feita pela TV UFSCar.

Sobre a Ebserh
Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.