João Eduardo Justi - Publicado em 20-12-2017 08:00
Segundo número da Revista UFSCar está no ar
Saiba como UFSCar se tornou referência no melhoramento da cana (Reprodução da capa: CCS/UFSCar)
No último dia 19 de dezembro, foi lançado o segundo número da Revista UFSCar, veículo de comunicação que busca aproximar a Instituição de suas comunidades interna e externa, mostrando como a Universidade contribui para a transformação da sociedade como um todo. Esta segunda edição destaca o papel protagonista da UFSCar no melhoramento genético da cana-de-açúcar: junto à Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), a UFSCar já desenvolveu 94 variedade de cana, presentes em 68% da área plantada no Brasil.

Além disso, a Revista aborda como ciência, inovação e empreendedorismo estão transformando as refeições dos brasileiros, com novas (mais crocantes e saborosas) variedades de alface e como a Universidade tem ajudado na preservação do queijo Porungo, tradicional na região do Campus Lagoa do Sino.

A seção de Esportes apresenta o time de polo aquático da UFSCar, mostrando como a modalidade impacta de maneira positiva a vida dos jovens. Se as práticas esportivas são boas para saúde, elas elas têm que estar acessíveis a todas e todos; nesse contexto, a reportagem "Além dos Limites" revela como é possível promover saúde e inclusão por meio de esportes adaptados a pessoas com deficiências.

Cultura e comunicação tem também! O leitor poderá conhecer as particularidades da Orquestra Experimental da UFSCar e comemorar os 10 anos da Rádio da Universidade. A Revista apresenta as histórias de quem fez história na Orquestra e na Rádio. E, por fim, há destaque para iniciativa da Universidade na oferta de cursinhos populares preparatórios para os vestibulares e que visam democratizar o acesso ao Ensino Superior público no Brasil.

A segunda edição da Revista UFSCar está sendo distribuída nos quatro campi da Universidade e disponível em versão digital no site www.revista.ufscar.br.