Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 05-02-2018 13:00
UFSCar oferece curso em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo
UFSCar abre inscrições para curso em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (FAI.UFSCar)
O Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (Instituto LAHMIEI) da UFSCar está com inscrições abertas para a sexta turma do curso de pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem. É a primeira especialização nessa área no Brasil.

O curso oferecido pelo Instituto LAHMIEI, que já formou mais de 250 alunos nos últimos quatro anos, é referência nacional, e destaca-se em vários aspectos. "Todos nossos docentes possuem doutorado e pós-doutorado na área, extensa experiência científica e de atendimento em intervenções comportamentais do autismo, assim como prática em ensino em disciplinas relacionadas ao tema, no Brasil e no exterior", descreve o coordenador da especialização, professor Celso Goyos, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar.

Segundo a Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar, professora Maria de Jesus Dutra dos Reis, a especialização do Instituto LAHMIEI segue os modelos e diretrizes dos que acontecem no exterior. "Embora no Brasil nós tenhamos uma comunidade grande de analistas do comportamento, nós não tínhamos um curso com o perfil que se tem, por exemplo, nos Estados Unidos, credenciado com as características de formação e não só de conhecimentos em pesquisas e tecnologias", destaca Dutra do Reis.

Outro diferencial da pós-graduação é que ela vem sendo constantemente atualizada, além de permanecer vinculada ao desenvolvimento internacional da área. "Regularmente, professores estrangeiros da mais alta expressão nos visitam para oferecer palestras e aulas aos alunos e emitir pareceres sobre as pesquisas produzidas por nossos estudantes. O curso, que possui 400 horas-aula, tem trabalho prático de conclusão supervisionado e certificado emitido pela UFSCar e reconhecido pelo Ministério da Educação", conclui Goyos.

As aulas começam no dia 14 de abril. As vagas estão abertas aos profissionais das áreas de Psicologia, Educação, Fonoaudiologia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Educação Física, Fisioterapia e Direito, além de pais e educadores de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Os interessados podem se inscrever pelo site www.autismoufscar18.faiufscar.com, até o dia 31 de março. Alunos que se inscreverem até o dia 15 de fevereiro têm 50% de desconto na matrícula. Na página há as informações completas.