Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 06-02-2018 13:00
UFSCar oferece especialização interdisciplinar em dor
UFSCar oferta curso interdisciplinar sobre dor (Foto: FAI/UFSCar)
Estão abertas, até 28 de fevereiro, as inscrições para o II Curso de Especialização Interdisciplinar em Dor, promovido pelo Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar. Os interessados podem se inscrever por meio do site www.especializacaodor.faiufscar.com. Há desconto para duplas e grupos e as vagas são limitadas.

Docentes e pesquisadores da UFSCar, além da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentam as principais síndromes dolorosas e seus tratamentos cirúrgicos, farmacológicos, não-farmacológicos, os cuidados básicos e temporários, a pesquisa clínica, entre outros temas.

A fisioterapeuta Anelise Moreti, que também faz mestrado em Fisioterapia na UFSCar, é uma das alunas da turma da especialização que começou no ano passado. "Sem dúvida, o curso está correspondendo às minhas expectativas. Os temas abordados são muito relevantes e os professores são profissionais altamente capacitados e atualizados. As aulas buscam uma abordagem científica e interdisciplinar dos conteúdos, que vão desde conceitos e teorias até avaliação, tratamento e prevenção da dor. Saio de cada aula com a certeza de que fui muito feliz em minha escolha", afirma Moreti.

Outra aluna do curso é a cirurgiã-dentista Crischina SantAnna, para quem a oportunidade de aprender com profissionais de diversos segmentos é muito valiosa, já que abre a visão sobre vários pontos afetados pela dor, para além de contextos clínicos específicos. "Este curso tem me ajudado muito a enxergar o paciente em ângulos que antes eu não alcançava. Pretendo continuar com pesquisas sobre a dor, assim como levar esses conhecimentos a colegas de outras áreas da Saúde", diz SantAnna.

O curso é indicado para assistentes sociais, biomédicos, biólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, gerontólogos, médicos, musicoterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e profissionais de outras áreas de interesse.

As aulas, que são presenciais a cada três semanas, começam dia 3 de março de 2018 e vão até julho de 2019, aos sábados e domingos, no Campus São Carlos da UFSCar - com atividades desenvolvidas na Unidade Saúde Escola (USE) e no Hospital Universitário (HU) da Instituição, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Mais informações pelo e-mail dor.ufscar@gmail.com ou no Facebook.