João Eduardo Justi - Publicado em 23-03-2018 18:00 - Atualizado em 23-03-2018
Andifes se manifesta sobre falta de recursos para assistência estudantil
Associação tem pressionado o MEC por soluções (Foto: Andifes)
Durante a 115ª reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), os reitores das Instituições Federais de Ensino Superior manifestaram grande preocupação com a falta de recursos para a manutenção da assistência estudantil nas universidades, sobretudo, com o que diz respeito aos restaurantes universitários (RUs).

O Presidente da Andifes, Reitor Emmanuel Tourinho, da Universidade Federal do Pará (UFPA), explicou que a associação tem, reiteradamente, levado ao Ministério da Educação (MEC) a questão do congelamento de recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). A Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, afirmou, durante a reunião, que o momento é de muitos desafios. "Na UFSCar, estamos sem reajuste no valor da refeição do RU há cerca de 15 anos, com filas enormes de estudantes. Nós já fizemos economia com a dispensa de terceirizados. Estamos buscando soluções criativas e trabalhando pesadamente para encontrar soluções. Não é possível continuar com o PNAES [Plano Nacional de Assistência Estudantil] da forma como está. A lei diz que temos que fornecer alimentação, mas não tem recurso para isso."

Veja a matéria completa no site da Andifes.