Mariana Pezzo - Publicado em 12-04-2018 16:00
Instituto de Línguas comemora dois anos de atividades
Equipe reunida na celebração dos dois anos de atividades (Foto: Stela Martins - AECR)
O Instituto de Línguas (IL) da UFSCar celebrou no dia 6 de abril os seus dois anos de atividades, com confraternização entre as pessoas que integram a equipe e pronunciamentos da Reitora da UFSCar, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, e do Diretor do Instituto, Dirceu Cleber Conde, docente do Departamento de Letras (DL).

O Diretor conta que, em breve, os cursos do IL ultrapassarão a marca de 300 alunos, da comunidade universitária e, mais recentemente, também da comunidade externa. Para o segundo semestre, Cleber Conde destaca o planejamento de estratégias que permitam também o atendimento aos demais campi da UFSCar, a oferta de curso de redação acadêmica em Língua Portuguesa e a intensificação de serviços ofertados, como os de tradução, revisão e editoração. O docente também destacou, na cerimônia, a oportunidade de formação para estudantes das áreas mais diretamente relacionadas à atuação do Instituto, que vivenciam, por exemplo, a prática da docência em línguas estrangeiras e, também, conhecem mais de perto a realidade do trabalho em outras áreas, a partir dos serviços oferecidos pelo Instituto. Já a Reitora, além de parabenizar todas as pessoas envolvidas no trabalho do IL desde a sua criação, também ressaltou como é significativo o número de estudantes envolvidos e manifestou o apoio da Administração às atividades.

IL
Criado em março de 2016, o Instituto de Línguas da UFSCar é fruto de proposta que vinha sendo elaborada por docentes do DL desde 2013, em interlocução com a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), e que contou também com a colaboração de docentes das áreas de Educação Especial e Língua Brasileira de Sinais (Libras), além do diálogo com estudantes do Centro de Culturas Indígenas (CCI) da Universidade. Hoje, dentre as suas principais atividades estão cursos e oficinas de línguas (Inglês, Espanhol, Libras, Português para estrangeiros, línguas indígenas e redação acadêmica em Língua Portuguesa) e serviços de tradução, revisão e editoração e de desenvolvimento e aplicação de exames de proficiência. A sede do Instituto fica no edifício AT10, na área Norte do Campus São Carlos, e mais informações podem ser acompanhadas na página do Instituto.