Adriana Arruda - Publicado em 13-04-2018 13:00
BCo recebe exposição de pintura com retratos cotidianos
Exposição está disponível no saguão de entrada da BCo (Foto: Adriana Arruda - CCS-UFSCar)
Até o dia 30 de abril, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar recebe a exposição "Retratos Cotidianos", de autoria do pintor e professor da UFSCar na área da Saúde Crispim Antonio Campos. A mostra apresenta uma série de retratos estilizados, com traços soltos e pinceladas rápidas, características da criação do pintor, também influenciada pelo estudo que realizou no escopo de seu mestrado, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre o Grupo Vanguarda, movimento artístico de Campinas que contou com grandes expoentes da Arte Moderna, como Mário Bueno e Thomaz Perina.

Em sua arte, Campos busca uma expressão da própria liberdade com seus traçados e pinceladas, que contrastam com as buscas da figura, já que o autor não consegue se desvencilhar do mundo natural, onde vive seus anseios e retrata os cotidianos contemporâneos.

A exposição é gratuita, aberta às pessoas interessadas e pode ser visitada no saguão de entrada da BCo, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (16) 3351-8275.

Sobre o autor
Crispim Antonio Campos é autodidata e pinta desde 1992. Também desenvolve pesquisas e trabalhos temáticos nas áreas ligadas a inclusão, modelo social da deficiência, artes e pintura. Dentre as exposições já realizadas, destacam-se "Diferenças in Diferenças" e "Imagens do Cerrado", ambas em Catalão (GO); "Gênero, Imagem e Arte", na Casa do Lago da Unicamp, Campinas (SP); e "Imagens da Deficiência", recebida pela biblioteca da Universidade de Brasília (UnB). Tem obras no acervo do Department of Sociology and Social Policy da University of Leeds, na Inglaterra; Galeria Bond-Art, em Mesenzana Mortiglienco, Vercelli, Itália; além de obras em instituições brasileiras, como UnB; Universidade Federal de Goiás (UFG); e no acervo do Museu de Arte Contemporânea (MACC) de Campinas.