Gisele Bicaletto - Publicado em 17-04-2018 13:00
Grupo de exercícios para gestantes está com vagas abertas
Grupo é formado por estudantes e professoras do DFisio (Foto: CCS-UFSCar)
A UFSCar está oferecendo 10 vagas em grupo de exercícios para gestantes, iniciativa que integra o estágio supervisionado de estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade na área de Saúde da Mulher. O grupo está aberto a gestantes a partir das 12 semanas de gestação, e os atendimentos, gratuitos, acontecem na Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar. As interessadas devem ser encaminhadas por uma unidade de Saúde da rede pública de São Carlos.

As participantes realizam exercícios físicos de alongamento, fortalecimento e relaxamento específicos para gestantes, além de exercícios para a dor nas costas e para prevenção e tratamento da incontinência urinária, bem como drenagem linfática para melhora da circulação. Esses desconfortos são comuns durante a gravidez, mas, de acordo com Ana Carolina Sartorato Beleza, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar e uma das supervisoras da atividade, a Fisioterapia pode prevenir e tratar esses sintomas. "Muitas vezes, essas queixas são consideradas comuns para esta fase, mas a qualidade de vida pode ser muito prejudicada, podendo até impedir a mulher de trabalhar, como em casos de dor lombar, por exemplo. Assim, com exercícios específicos para essa fase da gestação, podemos ajudar a mulher a vivenciar as mudanças fisiológicas da gravidez com menos desconforto", considera a professora.

Além dos exercícios físicos orientados, em todos os encontros do grupo são aferidas a pressão arterial e a frequência cardíaca das participantes, com base nos parâmetros específicos para gestantes. Sartorato Beleza também explica que o programa de exercícios é adaptado para as grávidas, e destaca a estimulação da circulação para evitar varizes e edemas. "O cuidado à gestante envolve o bem-estar físico que deve ser proporcionado por toda a equipe que assiste à mulher. O fisioterapeuta pode contribuir com a melhora desse bem-estar oferecendo exercício físico orientado e tratamento para alívios dos desconfortos da gestação", conclui a docente.

O grupo também atende as mulheres no pós-parto. As mulheres que quiserem retornar para realizar a recuperação corporal global e do assoalho pélvico poderão voltar aos encontros após 40 dias do parto para reavaliação e orientação específica do pós-parto.

O grupo de exercícios para gestantes iniciou suas atividades em 2014 e é formado por estudantes do quarto ano do curso de Fisioterapia da UFSCar, sob supervisão das professoras Ana Carolina Sartorato Beleza e Patricia Driusso, também do DFisio.

As interessadas em participar do grupo devem estar com 12 semanas completas de gestação e poderão realizar os exercícios até a data do parto se estiverem com acompanhamento pré-natal. Também não podem ter patologia que restrinja a realização dos exercícios e precisam ter uma carta de anuência do obstetra com liberação para prática de exercícios físicos. O encaminhamento das gestantes deve ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da unidade de Saúde de origem da participante. Para se inscrever no grupo, as gestantes devem apresentar o encaminhamento do SUS e a guia SADT (Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia), que serão fornecidos pela própria unidade de Saúde, que poderá, inclusive, fazer a inscrição das participantes pelo telefone (16) 3351-8645. Após esse primeiro contato, o grupo agendará as avaliações com as mulheres interessadas.

As atividades do grupo são realizadas às quartas-feiras, das 16 às 17 horas, na USE-UFSCar, que fica na área Norte do Campus São Carlos. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (16) 3351-8645.