Mariana Pezzo - Publicado em 17-04-2018 17:00
Grupo da UFSCar lança animações de divulgação científica para crianças
Vídeos apresentam conceitos relacionados à luz em diferentes áreas do conhecimento (Divulgação)
Nesta quarta-feira (18/4), o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar realiza evento de lançamento oficial de sua mais nova série de divulgação científica: a animação infantil com bonecos "As aventuras de Ultravioleta e seu companheiro Fóton". Os seis vídeos - que falam da luz a partir das áreas de Química, Biologia, Astronomia, microscopia, Medicina e Física - foram desenvolvidos a partir de projeto relacionado ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015, que recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto TIM. As atividades começaram com um curso de formação de futuros professores de ciências (estudantes em cursos de licenciatura da UFSCar), que contribuíram com as ideias iniciais para os roteiros da produção.

O evento marca também a estreia da versão consolidada do projeto "Caminhos do Conhecimento", espaço virtual e museu a céu aberto no Campus São Carlos da UFSCar que busca aproximar pessoas de diferentes idades dos locais em que o conhecimento científico é produzido. A versão experimental havia sido lançada em 2015, durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu na UFSCar. Agora, em nova plataforma, o projeto - também financiado pelo CNPq e, mais recentemente, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) - ganha a sua segunda "trilha", apelidada de "Trilha da Luz" (formada pelas seis animações sobre a luz), que vem se somar à "Trilha do Conhecimento", com 17 vídeos que introduzem o visitante a diferentes áreas do conhecimento presentes na Universidade.

O lançamento, aberto a todas as pessoas interessadas, acontece a partir das 19h30, no Café 7, na Rua Sete de Setembro, 1447, no Centro de São Carlos. A cerimônia integra a programação do I Simpósio de Difusão e Divulgação Científica em Cepids, que começa hoje (17/4) às 19 horas e tem atividades até quinta-feira, dia 19 de abril. O projeto "Caminhos do Conhecimento" - bem como os vídeos da "Trilha da Luz" e da "Trilha do Conhecimento" - pode ser visitado em www.caminhos.ufscar.br, além de, presencialmente, no Campus São Carlos da UFSCar.