Mariana Pezzo - Publicado em 18-04-2018 13:00
UFSCar lança programa de acolhimento a estrangeiros em sua comunidade
“Orbis”, do latim, representa a diversidade e o multiculturalismo no âmbito do projeto (Divulgação)
No dia 26 de abril, a UFSCar realizará o I Seminário de Acolhimento de Estrangeiros, ocasião em que fará também o lançamento do Programa Orbis de Acolhimento de Estrangeiros. A iniciativa nasceu da identificação da necessidade de uma política institucional geral para acolhimento de pessoas estrangeiras que chegam à Universidade, como estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores, e reuniu, em seu planejamento, representantes de várias unidades administrativas da Universidade. "Embora várias pró-reitorias e outras unidades já realizem ações de acolhimento, faltava uma política geral. Este é um primeiro evento e, ao longo do segundo semestre, a expectativa é avançar muito no planejamento para 2019", relata Dirceu Cleber Conde, Diretor do Instituto de Línguas (IL) da UFSCar, que coordenou a iniciativa.

O evento do dia 26 terá vários momentos dedicados à apresentação de unidades organizacionais e seus serviços, incluindo pró-reitorias; as secretarias gerais de Relações Internacionais (SRInter) e de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE); o próprio IL e a Biblioteca Comunitária (BCo); o Departamento de Atenção à Saúde (DeAS); além de organizações e coletivos estudantis, como o Enactus UFSCar e a Associação Atlética Acadêmica, dentre outros. Haverá também estandes para atendimento e esclarecimento de dúvidas e uma apresentação da Bateria da UFSCar. Na ocasião, será lançado site do Orbis, onde todas as informações apresentadas estarão disponíveis e serão atualizadas periodicamente.

A programação acontece das 14 às 18 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do Campus São Carlos, com transmissão para os campi Araras, Lagoa do Sino e Sorocaba. É possível realizar inscrição online para recebimento de certificado de participação.

Além do IL, são responsáveis pelo Orbis as pró-reitorias de Graduação (ProGrad), Pós-Graduação (ProPG), Extensão (ProEx), Pesquisa (ProPq) e Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE); a SAADE; a SRInter; e o Enactus UFSCar. Confira a programação detalhada do Seminário no convite ao evento. Toda a comunidade universitária pode participar.