Fabricio Mazocco - Publicado em 23-04-2018 13:00
UFSCar realiza a XV Feira do Livro entre os dias 8 e 10 de maio
XV Feira do Livro da EdUFSCar (Imagem: EdUFSCar)
A EdUFSCar realiza entre os dias 8 e 10 de maio a sua XV Feira do Livro. Além da presença de editoras universitárias e comerciais oferecendo descontos de até 50%, a Feira também conta com uma programação cultural, que inclui oficinas e palestras. Todas as atividades são gratuitas.

A primeira palestra será no dia 8 de maio, às 14 horas. Marcia Tiburi irá abordar o tema "Feminino em tempos fascistas". Tiburi é graduada em Filosofia e Artes e mestre e doutora em Filosofia. Publicou diversos livros, entre eles "As Mulheres e a Filosofia", "Filosofia Cinza - a melancolia e o corpo nas dobras da escrita", "Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero", entre outros. Em 2015, publicou "Como Conversar com um Fascista - Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro".

No dia 9, também às 14 horas, quem participa da Feira é José Trajano, com a palestra "Jornalismo Esportivo hoje: fazer gracinha é o caminho ou o fim?". Trajano é jornalista, foi fundador e diretor da emissora ESPN Brasil e produz conteúdos exclusivos em seu site e redes sociais sob o nome "Ultrajano". É autor dos livros "Procurando Mônica" e "Tijucamérica". As duas palestras acontecem no Teatro Universitário Florestan Fernandes, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

Na programação, no dia 8, às 16 horas, tem o bate-papo "Revisão, diagramação e editoração de livro", com a equipe da EdUFSCar. No dia seguinte, também às 16 horas, será realizada a oficina "Escrita Criativa", com Gustavo Primo. E, no dia 10 de maio, às 9 horas, acontece a oficina "Literatura de Cordel", ministrada por Raissa Sanas. Esses três eventos serão no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária (BCo), também na área Norte do Campus, e é necessária a inscrição prévia na "Escrita Criativa" e na "Literatura de Cordel".

Editoras participantes
Nesta edição, a Feira conta com o número recorde de editoras participantes, um total de 43. São elas: Editora 34, Blucher, Cortez, Expressão Popular, Girassol, Companhia das Letras, Estação Liberdade, Record, L&PM, Martin Claret, Rocco, Senac, Summus, Unesp, Aleph, Vozes, Zahar, Ciranda Cultural, Novo Conceito, Contexto, Bambolê, Ateliê, Perspectiva, Autêntica, Kapulana, Global, Arqueiro, Sextante, Intrínseca, Geração Editorial, Pensamento, Leya, Papirus, Novo Século, Pandorga, Nova Fronteira, Ediouro, Planeta, Academia de Inteligência, Globo, Universo dos Livros, Conrad e EdUFSCar.

A XV Feira do Livro da UFSCar é aberta ao público e pode ser visitada das 9 às 20 horas, na área externa da Biblioteca Comunitária (BCo), localizada na área Norte do Campus São Carlos. Mais informações podem ser obtidas no site da EdUFSCar, pelo e-mail comercialedufscar@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8927.