João Eduardo Justi - Publicado em 04-05-2018 13:00
Reitora inaugura ambulatório do Campus Lagoa do Sino
Descerramento da placa durante a inauguração (Foto: Tiago Santi)
Na última quinta-feira, dia 3 de maio, a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Leonardo de Andrade, e a Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis, Francy Mary Alves Back, inauguraram o ambulatório do Campus Lagoa do Sino. Na ocasião, Hoffmann destacou a importância do novo espaço. "Esse ambulatório é muito importante para a comunidade universitária local, já que o Campus fica afastado das cidades o que, muitas vezes, dificulta os atendimentos de saúde. A partir desse ambulatório, vamos ampliar os serviços à comunidade, inclusive com a atuação de um médico cujo concurso já foi realizado", disse a Reitora.

O Campus Lagoa do Sino tem hoje 94 servidores - 50 docentes e 44 técnico-administrativos - e mais de 800 alunos de graduação que, agora, podem contar com mais qualidade durante os atendimentos de saúde. Além disso, a equipe multidisciplinar que atua no ambulatório terá mais conforto e melhores condições de trabalho. "Instalado em um prédio construído especificamente para abrigar o ambulatório, o novo equipamento de saúde do Campus Lagoa do Sino garantirá as condições apropriadas, inclusive com privacidade, para as consultas psicológicas - individuais ou em grupo - e para os atendimentos médicos e de enfermagem. Temos espaço também para futuramente implantarmos o atendimento odontológico", afirmou Leonardo de Andrade.

Tatiane Machado, enfermeira do Campus, participou da cerimônia de inauguração e comemorou a conquista: "É um ganho muito grande para a comunidade Lagoa do Sino da UFSCar. A infraestrutura do prédio é ótima e aqui vamos poder atender com melhor qualidade os alunos e os servidores". Também estiveram presentes na solenidade o Diretor de Campus, Rafael Henriques Longaresi; o Prefeito Universitário, Alex Elias Carlino; o Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, além professores, técnicos e estudantes.

A infraestrutura do Campus
O Campus Lago do Sino conta várias edificações, algumas adaptadas da antiga fazenda e outras construídas, para atender às demandas dos cursos implantados. Hoje, são 11 salas de aula, 10 laboratórios didáticos, uma sala de informática, 35 gabinetes docentes, estrutura administrativa, biblioteca e restaurante universitário, dentre outras instalações. No entanto, ainda é preciso avançar bastante. "De certa forma, houve uma quebra do processo de implantação do Campus Lagoa do Sino, por conta de medidas tomadas pelo Governo Federal. Mas, nós conseguimos restabelecer esse processo, buscando recursos para construir os prédios necessários e complementar a equipe de docentes e servidores técnico-administrativos", concluiu a Reitora Wanda Hoffmann.