Fabricio Mazocco - Publicado em 10-05-2018 13:00
Professor da UFSCar lança nova edição de Gestão Ambiental na Empresa
Capa do livro. (Imagem: Reprodução)
Está sendo lançado pela Editora Atlas a terceira edição do livro "Gestão Ambiental nas Empresas - Fundamentos e Aplicações", de autoria de Denis Donaire, professor e pesquisador na área de Administração, e Edenis Cesar de Oliveira, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) no Campus Lagoa do Sino da UFSCar.

A primeira edição do livro data de 1995 e a segunda foi publicada em 1999. "No começo de 2016, a editora Atlas passou a selecionar obras com características como popularidade e bom índice de vendas, convidando seus autores para apresentarem uma nova edição. Assim, como tive o privilégio de ter o Denis Donaire como professor durante meu doutorado, fui convidado por ele a assumir essa empreitada, trabalho que aceitei e encarei como um grande desafio", conta Oliveira, que ministra aulas no curso de Administração da UFSCar. Foram aproximadamente 18 meses de intensa pesquisa, revisão de texto e atualização de casos.

Direcionada aos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Gestão Ambiental e engenharias, podendo ser também material de consulta para profissionais que já estejam atuando no mercado, a obra trata, de forma didática, de uma temática fundamental para as corporações na atualidade: a gestão ambiental. Ao todo, são sete capítulos: A mudança no ambiente dos negócios; A variável ecológica no ambiente dos negócios; A questão ambiental sob o enfoque econômico; A questão ambiental na empresa; A repercussão da questão ambiental na organização; Programas de gestão ambiental; e Noções de auditoria ambiental.

Sobre a terceira edição, Isak Kruglianskas, docente da Universidade de São Paulo (USP), escreveu: "Esta nova edição do livro Gestão Ambiental na Empresa atualiza e complementa os conceitos e ferramentas propiciados pelos avanços teóricos e práticos da temática da gestão socioambiental corporativa, sem se afastar do propósito original da primeira edição, que sempre foi oferecer aos leitores conhecimentos úteis tanto para os executivos que queiram implementar ou aprimorar a gestão da sustentabilidade em suas organizações como para estudiosos e pesquisadores do assunto".

Mais informações sobre o livro podem ser acessadas aqui.