Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 15-05-2018 13:00
Biblioteca Comunitária apresenta exposição sobre resistência popular
Mostra retrata manifestações populares em São Carlos (Foto: Adriana Arruda - CCS)
Mostra retrata manifestações populares em São Carlos (Foto: Adriana Arruda - CCS)
Até o dia 30 de maio, está disponível para visitação na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar a exposição fotográfica "Resistência Popular", organizada pelo professor Amarílio Ferreira Júnior, do Departamento de Educação (DEd) da Universidade, e composta por 60 fotos de manifestações populares e greves gerais que aconteceram em 2017 na cidade de São Carlos, contra as reformas impostas pelo governo do presidente Michel Temer, particularmente contra a reforma da previdência social.

A resistência popular contra a reforma da previdência permaneceu pelo Brasil até o começo de 2018, quando o governo Temer retirou a PEC 287/2016, que tratava do tema, da pauta de votação do Congresso Nacional. Especificamente em São Carlos, um amplo espectro de organizações políticas, sindicais e sociais se mobilizou e protagonizou algumas das mais expressivas exibições de força societária da história da cidade. O caráter antipopular das medidas decretadas pelo governo Temer, que suprimiam direitos trabalhistas e previdenciários, possibilitou uma concentração de 20 mil pessoas na Praça do Mercado Municipal em abril de 2017.

As 60 fotos da exposição "Resistência Popular" registram a diversidade das categorias de trabalhadores e de cidadãos de várias extratos que protagonizaram as manifestações. O conjunto das fotos busca também construir um mosaico amplo e plural de expressões - tanto dos gestos corporais como de semblantes, fisionomias e olhares - de mulheres, homens, jovens e crianças envolvidos em uma luta coletiva pela sobrevivência e por uma sociedade mais justa e fraternal. 

A exposição é gratuita, aberta ao público e pode ser visitada no saguão principal da BCo, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.