Denise Britto - Publicado em 23-05-2018 13:00
Aluno da UFSCar cria sistema que conta número de passageiros em ônibus
Renato Rodrigues, Fábien Oliveira e Marcel Ogando no MIT, onde apresentaram o projeto (Foto: Acervo)
Pegar um ônibus lotado e ver, logo em seguida, o próximo passar vazio. Usuários do transporte público enfrentam essa situação no dia a dia de muitas cidades brasileiras. Mas um aluno da UFSCar transformou essa experiência em um projeto inovador de mobilidade urbana, que foi premiado em evento promovido pela Universidade de Harvard e pelo Massachusetts Institute Technology (MIT).

"A proposta que ganhou reconhecimento internacional buscou a ajuda da computação para desenvolver um sistema que identifica e conta o número de passageiros dentro dos ônibus e envia a informação para um aplicativo de celular. Com o aplicativo, os usuários do transporte podem tomar a decisão se pegam o veículo cheio ou esperam pelo próximo com menos pessoas", explica o autor do sistema, Renato Tadeu Rodrigues, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP-So) do Campus Sorocaba da UFSCar.

"Depois de uma aula da pós-graduação sobre como equilibrar os estoques na indústria, eu fui pegar o ônibus público de Sorocaba e estava supercheio; quando eu entrei e paguei, vi que passou outro ônibus vazio. Se eu soubesse que o ônibus seguinte tinha menos pessoas, eu esperaria três minutos e me deslocaria com mais conforto e segurança. Então, identifiquei uma superoportunidade; mesclei meu problema com os conhecimentos, e busquei uma forma de informar com antecedência os usuários do transporte [sobre o número de pessoas dentro dos ônibus] e alcançar um 'equilíbrio' de passageiros nos veículos, evitando um cheio e outro vazio", conta Rodrigues.

O projeto do estudante - Milênio Bus - foi o primeiro colocado entre cerca de 600 projetos inscritos na Brazil Conference, que reúne brasileiros de diferentes áreas para discutir problemas do País, e acontece em duas universidades referência no mundo. Este ano, a conferência ocorreu nos dias 6 e 7 de abril - um dia em Harvard e outro no MIT -, na cidade de Boston, nos Estados Unidos.

O Milênio Bus inclui um sistema, utilizado pela empresa de ônibus, e um aplicativo, para o usuário do transporte público. Rodrigues e sua equipe - formada com Fábien de Oliveira, estudante de graduação em Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), e Marcel Ogando, formado em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Mauá - tiveram três meses para desenvolver o produto. "Unimos o aprendizado de várias áreas da Engenharia, pois nosso protótipo tem muitos sensores, câmeras biométricas e componentes mecânicos. Tivemos o apoio de mentores de Harvard e do MIT, que foram fundamentais para a evolução da ideia. Além disso, fizemos uma parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), que viabilizou a realização de testes reais em um ônibus, para identificarmos que conseguiríamos contar os passageiros em tempo real e enviar para o aplicativo do usuário", descreve o mestrando da UFSCar.

Ao final, a proposta de Rodrigues e sua equipe foi uma das cinco selecionadas e eles ganharam, então, a oportunidade de ir aos Estados Unidos, com todas as despesas pagas pela Brazil Conference, para apresentarem a ideia, que acabou conquistando o prêmio de melhor projeto. A banca que avaliou os finalistas foi composta por empresários e pesquisadores. "Segundo o feedback que recebemos, o que mais chamou a atenção foi o uso da tecnologia em favor da população", ressalta Rodrigues.

Atualmente a equipe está realizando teste na EMTU de São Bernardo do Campo (SP), com um ônibus. Além disso, o projeto foi convidado a ser apresentado no Encontro Nacional de Prefeitos, em maio, em Niterói (RJ); três prefeituras paulistas firmaram acordo e querem, no segundo semestre de 2018, participar de testes para o Milênio Bus: Sorocaba, Campinas e São José dos Campos. "Assim, acredito que teremos uma ordem de 40 veículos com nossa solução; após os testes e a homologação do produto, espera-se a produção em larga escala para o inicio de 2019", planeja Rodrigues.