João Eduardo Justi - Publicado em 23-05-2018 17:00
UFSCar celebra 50 anos do decreto que determinou sua instalação
Instituição é a primeira universidade federal do interior paulista (Foto: CCS)
Neste 23 de maio, a UFSCar comemora exatos 50 anos da assinatura do decreto que determinou a instalação da Universidade em São Carlos. Nesse marco, a Reitoria já está planejando as comemorações que serão realizadas durante todo o ano de 2020, quando a Instituição completa o cinquentenário de sua implantação efetiva e do início de suas atividades acadêmicas. Na programação, haverá eventos científicos, culturais, artísticos e esportivos.

Com a assinatura do decreto Nº 62.758, pelo General Artur da Costa e Silva, em 23 de maio de 1968, São Carlos conquistou a primeira universidade federal do interior paulista. De acordo com o historiador são-carlense Cirilo Braga, o ato de assinatura contou "com a presença dos deputados Ernesto Pereira Lopes - que antecipou a notícia à cidade - e Lauro Monteiro da Cruz, autor da emenda de criação". Dois anos mais tarde, em março de 1970, tiveram início as atividades acadêmicas na UFSCar, nas instalações da antiga Fazenda Trancham, a partir da chegada dos primeiros alunos dos cursos de Engenharia de Materiais, pioneiro na América Latina, e de Licenciatura em Ciências, hoje extinto.

Em 50 anos de história, a Universidade cresceu, se desenvolveu e se tornou destaque nacional e internacional. Atualmente, a UFSCar conta com quatro campi (São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino) e oferece 64 cursos e um total de 2.897 vagas na graduação presencial. Além disso, são 53 programas de pós-graduação, 12 cursos de mestrado profissional, 44 de mestrado acadêmico, 31 de doutorado e 96 cursos de especialização. No escopo da extensão, a UFSCar promove 1.056 atividades de extensão em 319 programas nas mais diversas áreas como Educação, Saúde, Meio Ambiente e Cultura. Oferece, também, 92 Atividades Curriculares de Integração Ensino Pesquisa e Extensão (Aciepes).

Há, no total, 26.935 alunos matriculados na Universidade: 15.518 de graduação presencial; 334 de educação a distância; 452 são alunos de mestrado profissional; 2.177 de mestrado acadêmico; 2.080 de doutorado; e 6.374 de especialização. E um total de 2.354 servidores: 1.324 docentes e 1.030 técnico-administrativos. A Universidade se destaca pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 99,8% são doutores ou mestres e 95,8% dos professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.

A UFSCar foi classificada na 10ª posição entre as melhores universidades do Brasil pelo Ranking Universitário Folha (RUF) em 2017. O RUF é uma avaliação anual do Ensino Superior do País feita pelo jornal Folha de S. Paulo desde 2012. Também segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC) divulgada em novembro de 2017, a Universidade atingiu a nota máxima (5) no ICG (Índice Geral de Cursos), indicador de qualidade do Ensino Superior, e está entre as 10 melhores universidades do País. Já o Times Higher Education (THE), um dos principais rankings internacionais de universidades, colocou a UFSCar em 18º lugar entre 81 instituições de Ensino Superior da América Latina.