Adriana Arruda - Publicado em 04-06-2018 13:00
UFSCar oferece curso de revisão de textos com abordagem discursiva
Atividade de formação é oferecida pelo Instituto de Línguas da UFSCar (Imagem: Reprodução)
Entre 13 e 17 de agosto, o Instituto de Línguas (IL) da UFSCar oferece a segunda edição do curso de revisão de textos. A atividade, coordenada pelo professor Dirceu Cleber Conde, do Departamento de Letras (DL) da Universidade e Diretor do IL, será conduzida por Daniela Martins Fernandes e Letícia Clares, discentes do bacharelado em Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFSCar, respectivamente.

O curso pretende, a partir de uma abordagem discursiva, mostrar que a revisão de textos não é um trabalho exclusivamente técnico, baseado apenas na prescrição neutra e na aplicação de normas e protocolos. Ao considerar a Língua em uma dimensão discursiva, a ideia é apresentar um método para abordagem da revisão de textos, com relações linguístico-discursivas e reflexões sobre o processo ideológico de construção textual.

Com vagas limitadas, o curso será oferecido para membros da comunidade UFSCar - 10 vagas gratuitas - e para pessoas da comunidade externa - 20 vagas com custo de R$ 200 por aluno. A iniciativa é voltada a profissionais que estão em formação ou já atuam no mercado editorial. Para o preenchimento das vagas, será considerada a ordem de inscrição e terá prioridade o público interessado em obter uma formação inicial em tratamento editorial de textos e que ainda não tenha participado de cursos ou disciplinas na área. As inscrições serão feitas mediante formulário eletrônico, que será disponibilizado em breve no site do Instituto de Línguas.

O curso terá 40 horas e será dividido em atividades a distância e aulas presenciais, ministradas no IL, instalado no edifício de aulas teóricas AT10, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As pessoas interessadas em participar devem estar atentas ao site, onde estará disponível o formulário de inscrições, bem como demais informações sobre a formação.