Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 08-06-2018 13:00
BCo promove exposição com objetos pertencentes a Luiz Carlos Prestes
Jogo de xadrez em marfim oferecido a Prestes em viagem à China (Foto: Divulgação - BCo)
Jogo de xadrez em marfim oferecido a Prestes em viagem à China (Foto: Divulgação - BCo)
A partir de hoje, dia 8 de junho, o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar promove a exposição "Luiz Carlos Prestes: Fragmentos... testemunhos presentes em sua linha do tempo". A mostra reúne vários objetos pertencentes a Prestes, militar e político brasileiro que comandou a revolucionária marcha Coluna Prestes entre os anos de 1925 e 1927.

Os materiais expostos são presentes recebidos por Prestes de familiares e amigos, em diversas épocas de sua vida. Destacam-se a miniatura de gráfica clandestina dos comunistas nos anos de 1930 feita pelo artista José Mauro Hid da Silva de Oliveira, como forma de homenagem a Prestes; e um jogo de xadrez em marfim, chinês, oferecido ao militar em sua viagem à China, em 1959. As peças do jogo possuem características fisionômicas e culturais dos chineses, como pode ser observado na foto ao lado.

A mostra é gratuita, aberta às pessoas interessadas e está disponível para visitação até o dia 9 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17h45, no Piso 5 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações estão disponíveis no Portal da BCo.

Doação do acervo de Prestes à UFSCar
A exposição "Luiz Carlos Prestes: Fragmentos... testemunhos presentes em sua linha do tempo" representa parte do material do acervo do político doado para a UFSCar. No mês de abril, chegaram na Universidade mais de 360 pacotes, com livros, documentos, correspondências, fotos, quadros, medalhas e outros objetos pessoais do militar.

Além da exposição em cartaz, a intenção da BCo é montar um minimuseu com as peças, bem como disponibilizar os livros pertencentes a Prestes para a comunidade em geral. Detalhes sobre a doação do acervo estão em matéria publicada no Portal da UFSCar.