Mariana Ignatios - Publicado em 08-06-2018 13:00
Colóquio Internacional de Análise do Discurso recebe inscrições
 As inscrições para ouvintes seguem até dia 1º/9 (Imagem: Reprodução)
Até o dia 22 de junho estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no V Colóquio Internacional de Análise do Discurso (CIAD). O tema dessa edição, que será realizada de 12 a 14 de setembro, no Campus São Carlos da UFSCar, é "Discurso e (pós)verdade: efeitos de real e sentidos da convicção".

Tanto as mesas-redondas quanto as conferências tratarão das relações entre discurso e verdade em diferentes campos dos estudos do discurso, em distintas condições históricas de produção e em diversos âmbitos institucionais, como a mídia, a política e o cotidiano, entre outros. Também serão abordados fenômenos nos quais se entrecruzam o discurso, a verdade e os protestos e manifestações sociais, além das recentes noções de "pós-verdade", "fake news" e "fatos alternativos".

Entre os convidados, já estão confirmados Roger Chartier, do Collège de France e da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris); Elvira Arnoux, da Universidad de Buenos Aires; Christian Delporte, da Université de Versailles; Tales Ab'Sáber, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Rosário Gregolin, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Mónica Zoppi Fontana, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Sírio Possenti, também da Unicamp; Jean Cristtus Portela, da Unesp; e Geraldo Tadeu Souza, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) do Campus Sorocaba da UFSCar.

A organização do evento é do Departamento de Letras (DL) da UFSCar. As atividades serão realizadas nos Teatro Florestan Fernandes, Anfiteatro Bento Prado Júnior e auditórios da Biblioteca Comunitária (BCo), todos na área Norte do Campus São Carlos. As inscrições para ouvintes seguem até dia 1º de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Colóquio ou pela página do evento no  Facebook.