Mariana Pezzo - Publicado em 11-06-2018 16:00
UFSCar oferece preparação para o vestibular do curso de Música
Inscrições nos cursos preparatórios podem ser realizadas até 29 de junho (Imagem: CCS - UFSCar)
O curso de graduação em Música (Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical) da UFSCar é o único curso de graduação da Instituição cujo processo seletivo não é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), e uma das suas etapas é a realização de uma prova de conhecimento e habilidade em Música. Com o objetivo de promover a inclusão, por meio da ampliação da oportunidade de realização e de sucesso nessa prova, a Coordenação do curso de Música oferecerá, a partir do próximo mês de agosto, três cursos preparatórios gratuitos, com 60 horas cada, sendo dois presenciais e um a distância. A iniciativa conta também com a participação de docentes do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) e estudantes do curso de Música, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade.

Os três cursos tratarão de conteúdos previstos no edital do processo seletivo para o curso de Música, considerando inclusive a não priorização da área de Música nas escolas de Educação Básica e, consequentemente, a dificuldade de acesso a conhecimentos e habilidades musicais por estudantes no Ensino Médio. O curso na modalidade a distância ofertará 100 vagas, com oito unidades que versarão sobre três frentes, simultaneamente: percepção, linguagem e estruturação musical. Presencialmente, serão duas ofertas, com 40 vagas cada: um curso de "Estudo da linguagem e estruturação musical" e outro de "Desenvolvimento da percepção musical". Embora a formação seja voltada prioritariamente a pessoas com interesse em se candidatar ao curso de graduação, toda a população interessada em Música e Educação Musical pode se inscrever. No entanto, é preciso ter o Ensino Fundamental completo, noções básicas de Informática e acesso a computador e à Internet.

As inscrições estão sendo realizadas até o dia 29 de junho, por meio de preenchimento de formulário online. Esse formulário solicita que o candidato indique horários em que poderia frequentar os cursos preparatórios e, a partir dessas informações, será definido o cronograma das aulas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cursinhoprevestibularmusica@gmail.com.

Licenciatura em Música
O curso de Licenciatura em Música, com habilitação em Educação Musical, visa preparar profissionais capazes de desenvolver a musicalidade e educar musicalmente crianças, jovens e adultos, com uma formação múltipla que habilite os egressos para as variadas demandas de sua profissão. Anualmente, são oferecidas 24 vagas, em processo seletivo composto pelos resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e da prova de conhecimento e habilidade em música. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar.