Gisele Bicaletto - Publicado em 13-06-2018 13:00
Pesquisa aborda a violência de gênero na Universidade
Pesquisa é direcionada a graduandos dos cursos presenciais do Campus São Carlos (Foto: CCS/UFSCar)
O Núcleo de Estudos e Pesquisas de Saúde, Educação, Gênero e Direitos (NESEA) da UFSCar está realizando a pesquisa "Violência de gênero na universidade: saindo da invisibilidade". O objetivo do trabalho é mapear a violência de gênero no Campus São Carlos da UFSCar a partir das respostas de alunos e alunas dos cursos de graduação presenciais.

Para desenvolver o estudo, os pesquisadores já enviaram a esses estudantes, por e-mail (endereços cadastrados na Pró-Reitoria de Graduação), o link de acesso a um questionário online com perguntas relativas à temática. O tempo de resposta é de, aproximadamente, dez minutos, e a participação é voluntária e totalmente sigilosa. Os estudantes que não receberam o questionário por e-mail podem acessá-lo neste link (o token solicitado é o RA do aluno) ou no site da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), que é uma das parceiras do projeto de pesquisa.

De acordo com os pesquisadores, com base nos resultados obtidos poderão ser propostas medidas protetivas e de prevenção à violência de gênero no âmbito universitário. A ideia é estender a pesquisa aos estudantes dos outros campi da UFSCar.

O NESEA e o trabalho em andamento são coordenados pelas professoras da UFSCar Márcia Cangiani Fabbro, do Departamento de Enfermagem (DEnf), e Aida Victoria Garcia Montrone, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME). Além da SAADE, o projeto também tem parcerias com a Ouvidoria e com o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da Universidade.

Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 73906217.0.0000.5504).