Fabricio Mazocco - Publicado em 14-06-2018 13:00
Docente da UFSCar participa da edição de obra sobre interações químicas
Professor também assina capítulos dos livros (Imagem: Reprodução)
Está sendo lançado o livro "Multi-Component Crystals: Synthesis, Concepts, Function" (Editora De Gruyter), dos professores Edward Tiekink, da Sunway University (Malásia), e Julio Zukerman Schpector, do Departamento de Química (DQ) e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), ambos da UFSCar.

O livro aborda interações não-covalentes com aplicações em Química, Física, Biologia, na indústria farmacêutica e em Ciências dos Materiais, dentre outras áreas. As ligações não-covalentes são, na sua grande maioria, fracas, e as que são abordadas no livro são as interações intermoleculares, que podem ser facilmente rompidas, como, por exemplo, no caso de substrato-enzima. Os cristais (sólidos com arranjos tridimensionais periódicos de moléculas), focos deste livro, são formados por interações não-covalentes entre as moléculas.

Na obra, as contribuições cobrem os aspectos teóricos e práticos dos cristais multicomponentes, fornecendo uma visão atual e contemporânea do estado da arte deste aspecto vital da Engenharia de Cristais/Ciência dos Materiais. Com uma base sólida nos fundamentos das interações não-covalentes, podem ser desenhados e formados cristais de múltiplos componentes para melhorar, por exemplo, as propriedades farmacêuticas de medicamentos, para o controle específico de respostas ópticas a estímulos externos e para montar cristais moleculares utilizando reações químicas que geralmente são intratáveis com métodos convencionais.

Além de participar da edição, Schpector também assina o artigo "Solute・solvent interactions mediated by main group element (lone-pair)・・・Π(aryl) interactions", em que aborda as interações de pares isolados de elétrons com sistemas Pi, geralmente aromáticos.

Este é o segundo livro editado pelos professores Tiekink e Schpector. O primeiro foi  "The Importance of Pi-Interactions in Crystal Engineering" (Editora Wiley). Nessa obra, o professor da UFSCar também foi coautor de dois capítulos: "Intermolecular C-H · · · Π(Chelate) Interactions - Prevalence in the Crystal Structures of Metal 1,1-Dithiolates" e "Supramolecular Aggregation Patterns and Stereochemical Consequences of Tellurium(Lone Pair)· · ·Π(Aryl) Interactions".  Os professores Schpector e Ionel Haiduc, da Universidade Babes-Bolyai (Romênia), foram os primeiros a descrever a interação Tellurium(Lone Pair)· · ·Π(Aryl).

Mais informações sobre o livro lançado podem ser encontradas no site da editora.