Mariana Pezzo - Publicado em 15-06-2018 17:00
UFSCar seleciona para iniciação à docência e residência pedagógica
Inscrições devem ser realizadas de 13 a 24 de junho (Imagem: Pixabay)
A UFSCar aprovou propostas institucionais em dois projetos governamentais voltados à formação de professores: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica, ambos gerenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As duas iniciativas envolvem a realização de atividades em escolas públicas da Educação Básica pelos licenciandos, com supervisão de professores dessas escolas, e as bolsas são destinadas aos estudantes e professores. O Pibid, no entanto, é voltado a estudantes na primeira metade do curso, enquanto a Residência Pedagógica é destinada àqueles nos anos finais.

Pibid
O projeto "Parceria colaborativa entre universidade e escola: contribuições para a iniciação à docência", encaminhado pela UFSCar no âmbito do Pibid, deve ser desenvolvido em escolas dos municípios de Araras, São Carlos, Ibaté, Sorocaba, Santo de Pirapora e Votorantim. Assim, professores dessas escolas (listadas em edital) podem se inscrever para atuar como supervisores de licenciandos, desde que preencham alguns pré-requisitos, dentre eles ter no mínimo dois anos de experiência no magistério na Educação Básica e ministrar disciplina nas áreas incluídas no projeto, que são: Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química. As inscrições estão sendo realizadas de 13 a 24 de junho, conforme procedimentos descritos no edital. A previsão é que as atividades sejam iniciadas em agosto, com duração de 18 meses. As bolsas, mensais, têm o valor de R$ 765.

As inscrições de licenciandos acontecem no mesmo prazo, e o valor da bolsa é de R$ 400. Podem participar estudantes de cursos de licenciatura da UFSCar - campi Araras, São Carlos e Sorocaba - nas áreas de Biologia, Educação Especial, Educação Física, Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, que tenham cursado menos que 60% da carga horária prevista para o curso. Detalhes podem ser conferidos no edital específico.

Residência pedagógica
O projeto encaminhado pela UFSCar ao Programa de Residência Pedagógica é intitulado "Estágio compartilhado entre universidade e escola: contribuições para a identidade docente" e envolve escolas de São Carlos, Sorocaba, Salto de Pirapora e Votorantim. As áreas de atuação são Educação Especial, Educação Física, Física, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química. O valor das bolsas e as datas de inscrição também são os mesmos. Podem se inscrever professores da Educação Básica que lecionam nas escolas listadas no edital, para atuação como preceptores. No caso dos estudantes, podem se inscrever licenciandos dos campi São Carlos e Sorocaba, dos cursos de licenciatura em Educação Especial, Educação Física, Física, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química, que tenham cursado no mínimo 50% dos créditos ou estejam cursando a partir do quinto período. Além disso, devem estar regularmente matriculados em disciplinas de estágio curricular supervisionado.

Confira os editais:

- Residência Pedagógica - Estudantes

- Residência Pedagógica - Docente da Educação Básica (Preceptor)

- Pibid - Estudantes

- Pibid - Docente da Educação Básica (Preceptor)