Notícia

João Eduardo Justi - Publicado em 29-06-2018 13:00 - Atualizado em 2018-06-29
Eventos na UFSCar abordam formação de professores e ensino de Matemática
Eventos reúnem profissionais da área e interessados no tema (Imagem: Reprodução)
Eventos reúnem profissionais da área e interessados no tema (Imagem: Reprodução)
No segundo semestre, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, a UFSCar realiza o V Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais e IV Colóquio de Práticas Letradas, com o objetivo de debater as preocupações geradas na formação de professores e na experiência de docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental relativas à Matemática. A ideia é proporcionar momentos de reflexão sobre a temática, a partir de conferências, oficinas, mesas-redondas e apresentação de relatos de experiências e de comunicações científicas.

Segundo a professora Cármen Lúcia Passos, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar e uma das coordenadoras dos eventos, serão abordados temas como o currículo, o desenvolvimento do pensamento dos alunos no início da escolarização, o conhecimento especializado que o professor de Matemática precisa ter, além das políticas públicas que existem para a área. Serão apresentados e discutidos materiais que podem ajudar no processo de ensino, os equívocos e contradições dos jogos que instruem sobre a matéria e a desobediência nas salas de aula.

Mônica Signori, docente de Departamento de Letras (DL) da UFSCar e que também coordena a iniciativa, conta que a programação inclui palestras com especialistas do Brasil e de outros países, mesas-redondas e apresentações de pesquisas. Os interessados em enviar trabalhos podem submeter os resumos até o dia 15 de julho. Também haverá oficinas pedagógicas, que vão tratar desde sobre tecnologia, educação inclusiva, interdisciplinaridade e noções geométricas, passando por justiça social e representação cultural na aprendizagem, até novos métodos para ensinar Matemática nos anos iniciais e como ensinar a memorizar a tabuada sem decorar.

Professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, estudantes das licenciaturas, pós-graduandos e outros profissionais da área de Educação podem participar. As inscrições devem ser realizadas até o dia 1º de setembro, pelo site www.eemai2018.faiufscar.com - no qual há mais informações. Até o dia 9 de julho tem desconto. Educadores do nível básico e alunos de graduação da UFSCar não pagam.

O V Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais e IV Colóquio de Práticas Letradas contam com o apoio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da UFSCar e da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade.