Adriana Arruda - Publicado em 17-07-2018 13:00
UFSCar sedia Seminário Informação, Inovação e Sociedade
Evento gratuito acontece de 17 a 20 de outubro, no Campus São Carlos da UFSCar (Imagem: Reprodução)
Está aberto, até o dia 31 de agosto, o período de submissão de trabalhos para o Seminário Informação, Inovação e Sociedade (SIIS), que acontece entre os dias 17 e 20 de outubro, no Campus São Carlos da UFSCar. Com o tema "Ciência e inovação para promoção da equidade", o evento está em consonância com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2018 - "Ciência para a redução das desigualdades" -, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e objetiva se configurar como um locus de articulação, compartilhamento e discussão da produção científica que tem como foco a inovação e as suas relações com a informação e a sociedade. O Seminário visa, também, aprofundar o debate em torno do conceito emergente de "inovação responsável", construído fundamentalmente a partir da compreensão de que a ciência e a tecnologia não são constituídas apenas tecnicamente, mas também social e politicamente.

Ao longo dos dias, o evento terá conferências, oficinas e mesas-redondas e é voltado para pesquisadores, docentes, discentes de graduação e de pós-graduação, bem como a profissionais e outras pessoas envolvidas com as questões científicas e sociais relacionadas à inovação. Entre os convidados estão as professoras Isabel Ramos, da Universidade do Minho, em Portugal, e Presidente da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação; e Luciane Meneguin Ortega, Coordenadora Geral de Ambientes Inovadores e Empreendedorismo do MCTIC. A programação conta com oficinas sobre "Visualização da informação científica"; "Autoria e plágio"; "Busca de anterioridade para patente"; "Plano de gestão de dados"; e "Blockchain para setor público". Já as conferências abordarão os "Ambientes inovadores e a promoção da equidade" e "Ciência aberta e os desafios à inovação", e as mesas-redondas tratarão de "Open innovation: casos globais e iniciativas" e "Comunicação científica, informação e inovação". Haverá visitas técnicas ao Instituto Inova, Onovolab, ParqTec e às fazendas Pinhal e Santa Maria. A programação completa está no site do evento.

As pessoas interessadas podem submeter trabalhos relacionados ao tema "Ciência e inovação para promoção da equidade". As pesquisas serão avaliadas e a comissão organizadora indicará a forma de apresentação, que poderá ser comunicação oral ou pôster. Detalhes sobre normas e procedimentos de submissão estão disponíveis em www.siis.ufscar.br. O Seminário é gratuito e as inscrições de ouvintes poderão ser feitas em breve, também pelo site. As atividades acontecerão no Auditório da Unidade Saúde Escola (USE), localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, e haverá transmissão via webconferência, em link que será divulgado na página do evento.

O Seminário Informação, Inovação e Sociedade (SIIS) é uma realização dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), ambos da UFSCar. Mais informações podem ser acessadas no site ou pelo Facebook.