Adriana Arruda - Publicado em 06-08-2018 13:00
Primeira turma de mestrado em Ciência da Informação realiza defesas
PPGCI tem defesas da primeira turma de mestrado (Imagem: Reprodução)
No mês de agosto, estão agendadas as bancas de defesa de dissertação dos alunos ingressantes na primeira turma do curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFSCar. As defesas acontecem na Sala de Seminários do Departamento de Ciência da Informação (DCI), na área Sul do Campus São Carlos da Universidade.

Dentre os temas abordados nas dissertações que serão apresentadas destacam-se estudos bibliométricos envolvendo a Plataforma Lattes; tecnologias de representação; desafios contemporâneos da Ciência da Informação; Linked Open Data; comportamento informacional em rede social; inteligência competitiva; entre outros. "As defesas da primeira turma de mestrado do Programa representam um acontecimento importante, pois marcam a consolidação do PPGCI e do nosso objetivo de fortalecer o campo da Ciência da Informação enquanto área de produção de conhecimentos e métodos para a inovação, considerando sua perspectiva social e integralizadora", destaca Zaira Zafalon, coordenadora do Programa e docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI). O cronograma completo de defesa, com datas, horários e informações sobre os alunos, seus orientadores e temas estão disponíveis no site do PPGCI.

Iniciado em 2016, o PPGCI tem como meta formar mestres em Ciência da Informação com habilidades científicas e investigativas e com capacidade de promover a análise crítica e o avanço do conhecimento na área. Ao mesmo tempo, o pesquisador estará apto a atuar em um cenário complexo e diversificado de resolução de problemas que envolvam a informação, sendo capaz de otimizar recursos e estratégias que dinamizem o fluxo informacional e potencializem as ações de inovação.

O Programa tem como área de concentração "Conhecimento, Tecnologia e Inovação" e se destaca por ser o primeiro programa de Ciência da Informação cuja área de concentração contempla a Inovação. Possui duas linhas de pesquisa: "Conhecimento e Informação para Inovação" e "Tecnologia, Informação e Representação". Informações sobre docentes participantes, disciplinas ofertadas, calendário acadêmico e processos seletivos podem ser conferidas em www.ppgci.ufscar.br ou na página do PPGCI no Facebook.