Notícia

Mariana Pezzo - Publicado em 06-08-2018 13:00
Docentes da UFSCar recebem Ordem Nacional do Mérito Científico
Zanotto (esq.) e Longo devem receber insígnias em outubro (Montagem com fotos LAbI-UFSCar e MCTIC)
Zanotto (esq.) e Longo devem receber insígnias em outubro (Montagem com fotos LAbI-UFSCar e MCTIC)
Durante a reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília no dia 1º de agosto, foi divulgada a lista de novos membros e de membros promovidos de classe na Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento da Ciência no Brasil. Dentre os agraciados estão os docentes da UFSCar Edgar Dutra Zanotto - promovido à classe Grã-Cruz - e Elson Longo da Silva - admitido na classe Comendador.

Edgar Dutra Zanotto é Professor Titular junto ao Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, onde atua desde 1976. Em 1977, criou o Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV), que lidera desde então. Atualmente, é também Diretor do Centro para Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos (CeRTEV), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), da The World Academy of Sciences (TWAS) e da World Academy of Ceramics, dentre outras associações. É Presidente do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira.

Elson Longo da Silva é Professor Titular do Departamento de Química (DQ), hoje aposentado e atuante como Professor Visitante na Instituição. Recebeu também o título de Professor Emérito da UFSCar. Criou, em 1988, o Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmico (Liec), hoje Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), do qual é Diretor. O CDMF também é um Cepid apoiado pela Fapesp. Dentre outras associações, também integra a ABC, a Aciesp e a World Academy of Ceramics.

Para a outorga da Ordem Nacional do Mérito Científico, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) recebeu indicações de instituições da área. Uma comissão técnica, formada pelo Ministério, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela ABC avaliou o mérito dessas indicações e emitiu parecer para o Conselho da Ordem.