Notícia

Fabricio Mazocco - Publicado em 09-08-2018 13:00
Projeto que leva cultura africana para escolas recebe inscrições
Interessados devem se inscrever até 14 de agosto (Imagem: Reprodução)
Interessados devem se inscrever até 14 de agosto (Imagem: Reprodução)
Estão abertas as inscrições para as pessoas interessadas em participar do projeto de extensão "Kit Africanidades: Levando a Cultura Africana para as EMEBs de São Carlos", parceria entre a UFSCar, o Centro Universitário Claretiano (Ceuclar) e a Prefeitura Municipal de São Carlos. No escopo do projeto, também está sendo oferecida uma bolsa de extensão para estudantes de graduação da UFSCar.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Carlos recebeu nos últimos anos o "Kit Africanidades", uma caixa contendo livros, tecidos, instrumentos musicais, entre outros objetos que representam a cultura afro-brasileira. A partir de então, em 2017, a SME estabeleceu uma parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE), com o propósito de que o kit e, em especial, os instrumentos musicais pudessem ser apresentados para estudantes da Educação Básica. Nesse contexto, acolhendo a demanda da SME e do CEFPE, o projeto da UFSCar objetiva construir e apresentar uma aula-espetáculo sobre o tema "Culturas Musicais Afro-Brasileiras", em escolas do Ensino Fundamental I da rede municipal de São Carlos.

Para realizar a atividade, a equipe do projeto está convidando pessoas interessadas nos temas da cultura africana, música e escola a participar de encontros semanais às sextas-feiras, das 16 às 18 horas. Para integrar o grupo, não é necessário ter vínculo com as instituições parceiras, mas é necessário disponibilidade para os encontros, bem como tempo livre para a realização de estudos ao longo da semana. As inscrições devem ser feitas até 14 de agosto, neste link. Todos os participantes receberão certificado.

Além disso, está aberto processo seletivo de um bolsista, que receberá bolsa de extensão no valor de R$ 320, por um período de cinco meses. Nesse caso, os candidatos devem ser necessariamente estudantes de graduação da UFSCar, com 12 horas semanais disponíveis para a atuação no projeto a partir do mês de agosto. Ficará a cargo do bolsista participar dos encontros, realizar as leituras e estudos propostos, contribuir na elaboração do material de referência, bem como colaborar na organização das atividades nas escolas. O prazo de inscrição também é 14 de agosto, por meio deste link.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas neste documento ou pelo e-mail natalibseverino@gmail.com.