Gisele Bicaletto - Publicado em 13-08-2018 13:00
Projeto na UFSCar oferece conhecimentos e práticas sobre Yoga
Inscrições abertas em atividade que trabalha o Yoga no dia a dia (Foto: Pixabay)
O projeto de extensão "Yoga no dia a dia, cultivo das virtudes éticas e da felicidade", promovido na UFSCar, está com as inscrições abertas. A atividade é coordenada por Paula Giovana Furlan, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Instituição e tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos da Saúde e das licenciaturas da Universidade e professores da Educação Básica de São Carlos.

O Yoga é um sistema filosófico indiano que foca no estudo da consciência e do autoconhecimento para reconexão do indivíduo com o mundo e a construção de novas maneiras de ver, sentir e agir. Diante disso, o objetivo do projeto é proporcionar conhecimentos e práticas de Yoga e ampliar espaços para o crescimento pessoal e coletivo. Cada encontro trabalhará de forma integrada os aspectos éticos e de desenvolvimento de virtudes propostos pelo Yoga tradicional, técnicas respiratórias, de concentração e de meditação, além de posturas psicofísicas. O processo exigirá do participante leitura de textos, elaboração de diário reflexivo, discussões em grupo e participação nas práticas. Os encontros e atividades a distância totalizarão 90 horas de dedicação ao projeto.

Os interessados devem enviar solicitação de pré-inscrição para o e-mail yoganodiaadia.ufscar@gmail.com, até o dia 16 de agosto. Os encontros ocorrerão todas as quintas-feiras, de 23 de agosto a 6 de dezembro, de 14 às 17 horas, no Núcleo de Formação de Professores da UFSCar, na área Norte do Campus São Carlos. Não há pré-requisitos para participar, sendo exigida apenas disponibilidade para cumprir a carga horaria. A atividade é gratuita e oferta 30 vagas. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail das inscrições.