Gisele Bicaletto - Publicado em 14-08-2018 13:00
UFSCar lança projeto de extensão dedicado à promoção da saúde mental
Evento acontece na UFSCar, gratuito e aberto ao público (Foto: Matheus Mazini - CCS/UFSCar)
Na próxima quinta-feira, dia 16 de agosto, a UFSCar realiza evento que lança o projeto de extensão "Assessoria para a criação e acompanhamento da política de saúde mental da UFSCar, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS)". Além do lançamento e da apresentação do projeto, haverá conferência sobre o livro "Coabitar a diferença: da reforma psiquiátrica à saúde mental coletiva", com Manuel Desviat, autor da obra, psiquiatra espanhol e uma das referências mundiais na discussão sobre reestruturação da atenção em saúde mental.

O projeto que será lançado é fruto de uma atuação mais ampla da UFSCar no que se refere à promoção da saúde mental na comunidade universitária. "Na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), identificamos uma crescente demanda por atenção em saúde mental nos serviços de saúde e assistência estudantil e fomos fomentando ações voltadas à identificação dessas necessidades e possíveis formas de prevenção e intervenção", afirma Francy Mary Alves Back, Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis. A partir disso, foi criado um programa de extensão envolvendo os departamentos acadêmicos de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional da UFSCar, além da aproximação com o Hospital Universitário (HU) e com a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da Universidade.

O programa já está em andamento e suas iniciativas são divididas em diversos eixos. O atual projeto de extensão - "Assessoria para a criação e acompanhamento da política de saúde mental da UFSCar, no contexto do SUS" - integra um desses eixos e tem como objetivos a aproximação da rede assistencial da UFSCar com a rede assistencial das cidades onde existem campi da Universidade, para a construção das linhas de cuidados em continuidade às das Redes de Atenção Psicossocial (RAPs); a potencialização do diálogo contínuo entre os atores que promovam, a curto, médio e longo prazos, a criação de dispositivos de gestão e de cuidado, de acordo com a realidade e necessidade de cada município; e a capacitação dos gestores e trabalhadores da UFSCar e das RAPs de São Carlos, Araras, Sorocaba e dos municípios em torno do Campus Lagoa do Sino, como Buri, Campina do Monte Alegre a Angatuba.

Nesse processo de articulação, serão ofertadas, entre 17 e 24 de agosto, oficinas sobre saúde mental para profissionais da UFSCar e das redes de saúde das cidades envolvidas. As oficinas terão cerca de 200 participantes, entre servidores da UFSCar lotados na ProACE, na Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e os vinculados à SAADE, além dos servidores municipais das RAPs. Ao longo deste segundo semestre, outras oficinas serão promovidas. "Esperamos assim uma maior aproximação entre as redes e a criação de fluxos de cuidados em saúde mental pactuados", diz Francy Mary Back.

Dentro do programa, outras ações estão sendo empreendidas, mas ainda em estágio inicial. "Nesse momento, é possível apontar para a integração dos diversos atores que trabalham com saúde mental na UFSCar, a criação de um grupo de trabalho especialmente dedicado ao tema e a construção de uma agenda comum e integrada", destaca a Pró-Reitora Adjunta.

A solenidade do próximo dia 16 de agosto terá a presença da Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, e de outras autoridades da Instituição. E, na ocasião, Desviat também apresentará um pouco da sua experiência com a temática: ele dirigiu e assessorou processos de reforma psiquiátrica na Espanha e na América Latina; foi assessor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS); foi diretor e presidente de diversas associações de saúde mental; além de autor de livros e artigos nesse campo. Desviat estará no Brasil especificamente para assessorar a articulação da UFSCar com as RAPs nos municípios onde estão os campi da Universidade.

O evento tem início às 19 horas, no Auditório do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar, que fica na área Norte do Campus São Carlos. A atividade é gratuita e aberta a todo o público.