Denise Britto - Publicado em 17-08-2018 13:00
Curso aborda Diásporas Afro-brasileiras e os Quilombos no Brasil
Curso de extensão ocorre neste semestre no Campus Sorocaba (Foto: Mariana Ignatios - CCS/UFSCar)
O Campus Sorocaba da UFSCar está com inscrições abertas para o curso de extensão "Diásporas Afro-brasileiras e os Quilombos no Brasil", que será realizado neste segundo semestre de 2018. O objetivo é abordar o tema com estudantes, educadores, professores da rede pública (municipal e estadual) da região de Sorocaba, coletivos de resistência e movimentos sociais. O projeto, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade, é parte das atividades em Educação Quilombola e Relações Étnico-raciais, do Observatório Quilombo Evamario da UFSCar, e se enquadra no âmbito da luta pelos territórios quilombolas que se acentua no contexto de modernização territorial.

Essa luta pela conquista e manutenção de direitos, explicam os organizadores do curso, é secular e contínua frente ao modelo de ocupação e desenvolvimento do território brasileiro. Em Sorocaba e no seu entorno, também ocorreram impactos sociais, ambientais e econômicos em territórios quilombolas. Assim, o curso propõe reflexões e ações que resultem em suportes materiais, educacionais e culturais à memória quilombola, dando reconhecimento amplo aos grupos e indivíduos demandantes de garantias da aplicação da legislação vigente.

Programação
O curso será ministrado por professores e pesquisadores dos temas, de forma interdisciplinar, envolvendo também representantes de movimentos sociais e coletivos de resistência. A proposta está organizada nos seguintes eixo: Artes e patrimônio histórico afro-brasileiro; África Contemporânea, universalidades e diversidades na contemporaneidade; Territórios Quilombolas; Educação para as Relações Étnico-raciais; Lutas pelo reconhecimento, segregação urbana e racial brasileira, educação e culturas afro-brasileiras.

As atividades vão até o dia 6 de dezembro, com carga horária total de 100 horas, sendo 48 horas presenciais, 20 horas de visitas externas e 32 dedicadas a orientações e redação dos trabalhos. Dentro dessa programação, estão previstas visitas ao Quilombo e/ou ao Museu Afro Brasil. O primeiro encontro ocorre no dia 13 de setembro, no auditório do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) do Campus Sorocaba da UFSCar, das 19 às 21 horas. O horário poderá ser modificado conforme acordo entre o grupo. Para obtenção de certificado, os participantes deverão ter, no mínimo, 75% de frequência e realizar apresentação de trabalho final.

São oferecidas 80 vagas (que podem ser ampliadas para 100), destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, professores e demais servidores da rede pública de ensino, bem como a integrantes de coletivos e movimentos sociais. A iniciativa é coordenada pela professora Lourdes de Fátima Bezerra Carril, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus Sorocaba da UFSCar.

Inscrições
As inscrições estão abertas até o dia 5 de setembro e devem ser solicitadas por meio de mensagem enviada ao e-mail gp.evamario@gmail.com, com o assunto "Inscrição Diásporas Afro-brasileiras e Quilombos no Brasil", e contendo nome completo, escola/instituição/movimento social a que pertence e justificativa de interesse pelo curso. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail de inscrição. Mais informações estão disponíveis no edital.